quarta-feira, março 09, 2016

Raduan Nassar na longlist do Man Booker International Prize 2016

Sensacional! A tradução para o inglês do clássico "Um Copo de Cólera" de Raduan Nassar, lançado como "A Cup of Rage" pela Penguin Classics em janeiro deste ano, está na relação de semifinalistas do Man Booker International Prize, versão 2016. Finalmente uma boa notícia para recuperar um pouco a autoestima dos brasileiros. Na mesma longlist de 13 livros divulgada hoje pela organização do Booker, foi incluído outro grande autor em língua portuguesa, o angolano José Eduardo Agualusa com "Teoria do Esquecimento" (leia aqui resenha do Mundo de K deste romance). 

A partir de 2016 o Man Booker International Prize, que considera romances de qualquer país, desde que traduzidos para o inglês, passou a ser concedido anualmente a um livro específico e não ao conjunto da obra do escritor, como era o regulamento até o ano passado. Os juízes analisaram 155 romances no processo de seleção que continuará com o anúncio da shortlist em 14 de abril e a divulgação dos 06 romances finalistas, o grande vencedor será anunciado somente em 16 de maio. Fico na torcida pelo Raduan Nassar!

A premiação de 50.000 libras será dividida igualmente entre o autor e o tradutor, nada mais justo na minha opinião. As versões anteriores já contemplaram escritores consagrados como: Lydia Davis, Philip Roth, Alice Munro, Chinua Achebe e Ismael Kadare. O vencedor da versão 2015 foi o húngaro László Krasznahorkai.

Segue a longlist completa com os 13 selecionados e as informações na seguinte ordem: Nome do Autor (Nacionalidade) / Nome do Tradutor / Título:

José Eduardo Agualusa (Angola) Daniel Hahn, A General Theory of Oblivion
Elena Ferrante (Itália) Ann Goldstein, The Story of the Lost Child
Han Kang (Coreia do Sul) Deborah Smith, The Vegetarian
Maylis de Kerangal (França) Jessica Moore, Mend the Living
Eka Kurniawan (Indonésia) Labodalih Sembiring, Man Tiger 
Yan Lianke (China) Carlos Rojas, The Four Books
Fiston Mwanza Mujila (República Democrática do Congo/Austria) Roland Glasser
Raduan Nassar (Brasil) Stefan Tobler, A Cup of Rage 
Marie NDiaye (França) Jordan Stump, Ladivine
Kenzaburō Ōe (Japão) Deborah Boliner Boem, Death by Water
Aki Ollikainen (Finlândia) Emily Jeremiah and Fleur Jeremiah, White Hunger 
Orhan Pamuk (Turquia) Ekin Oklap, A Strangeness in My Mind 
Robert Seethaler (Áustria) Charlotte Collins, A Whole Life
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>