Exposição World Press Photo 2016 no Rio de Janeiro

Hope for a New Life - Warren Richardson
Hope for a New Life - Warren Richardson 

A exposição que reúne as fotos premiadas em nove categorias da edição de 2016 do concurso internacional World Press Photo está em cartaz no Rio de Janeiro até 19 de junho nas instalações da CAIXA Cultural. A foto acima, Hope for a New Life, do australiano Warren Richardson foi a grande vencedora e capta um momento dramático na fronteira entre Sérvia e Hungria onde, através de um buraco na cerca de arame farpado, um bebê é passado a um refugiado sírio que já havia conseguido cruzar a fronteira. Segundo Francis Kohn, presidente do júri, "a imagem tem quase todos os elementos necessários para se entender o que está acontecendo com os refugiados. É uma foto clássica e, ao mesmo tempo, atemporal". Infelizmente as fotos vencedoras deste concurso nem sempre são agradáveis de se ver, mas isto não é culpa da organização nem dos fotógrafos.


China's Coal Addiction - Kevin Frayer
China's Coal Addiction - Kevin Frayer

A foto acima, China's Coal Addiction, do canadense Kevin Frayer, primeira colocada na categoria "Vida Cotidiana", apresenta uma visão apocalíptica da China. Nuvens de fumaça saem das chaminés enquanto homens empurram seus triciclos em um bairro perto de uma central elétrica movida a carvão em Datong, norte da província de Shanxi. A região é a principal produtora de carvão da China, com uma produção anual de mais de 300 milhões de toneladas. Estima-se que a poluição do ar seja uma das causas para 17% das mortes na China. A grande dependência do carvão para produção de energia, fez com que o país se tornasse fonte de quase um terço das emissões de dióxido de carbono de todo o mundo.


Storm Front on Bondi Beach - Rohan Kelly
Storm Front on Bondi Beach - Rohan Kelly

A foto vencedora da categoria "Natureza", Storm Front on Bondi Beach, do australiano Rohan Kelly, mostra uma enorme nuvem negra que se move em direção à praia, em Sidney, Australia. A nuvem fazia parte de uma frente fria que trouxe tempestades violentas. A imprensa local noticiou ventos destruidores, pedras de granizo do tamanho de bolas de golfe e chuvas torrenciais. O que chama a atenção na foto é a aparente tranquilidade dos banhistas, principalmente da mulher em primeiro plano, frente ao cenário assustador.

A World Press Photo é uma organização independente, sem fins lucrativos, com sede em Amsterdã na Holanda, onde foi fundada em 1955. Visite aqui o site oficial com a galeria histórica de todas as fotos da fundação. Este ano foram inscritas 82.951 fotografias por 5.775 fotógrafos de 128 países. O objetivo da exposição que circula por todo o mundo é promover um maior conhecimento sobre o que acontece globalmente, apoiando o fotojornalismo e a fotografia documental em âmbito internacional.

Exposição World Press Photo
De 17 de maio a 19 de junho de 2016
CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Galeria 4
Av.: Almirante Barroso, 25, Centro, telefone: (21) 3980-3815
Metrô: Estação Carioca
De terça-feira a domingo, 10h às 21h
Entrada Franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa