quinta-feira, junho 30, 2016

Fotografias de Lee Chapman que contam histórias de Tóquio

Foto Lee Chapman - Tokyo old bar friend
Na foto acima, o proprietário de um bar em Tóquio há mais de quarenta anos e seu freguês fiel que se tornou um amigo ao longo do tempo. As fotos do inglês Lee Chapman, disponíveis no seu blog Tokyo Times ou no site oficial registram flagrantes das ruas da capital japonesa onde o moderno tropeça no tradicional a todo o instante e as imagens nos contam histórias que bem poderiam inspirar excelentes romances. Quando não está trabalhando como professor de inglês, Chapman caminha pelas ruas de Tóquio, onde vive desde 1998, em busca de histórias e pontos turísticos que mesmo os residentes de longa duração desconhecem.

Foto Lee Chapman - Little Bar Looks
Muitas fotos têm como cenário os minúsculos bares, onde a tradição japonesa é desfrutar o happy hour com colegas de trabalho e muita cerveja. Nestes ambientes descontraídos a rígida disciplina japonesa pode ser aliviada por alguns momentos (até o horário de fechamento do metrô, pelo menos). O fotógrafo sempre parece buscar mais as pessoas do que os cenários, para conhecer mais do seu trabalho recomendo ler esta entrevista com ele para o Japan Times.

Foto Lee Chapman - Red Light District Streets
O trabalho  de Lee Chapman apresenta, na maioria das vezes, uma visão clandestina da cidade e suas áreas proibidas como o bairro de Kabukicho, famoso distrito da luz vermelha de Tóquio. Essas áreas, normalmente não incluídas nos roteiros turísticos tradicionais, são permanentemente combatidas pelo governo e tendem a desaparecer com o tempo. Interessante na foto acima é que os letreiros luminosos, sempre de um colorido exagerado, acabaram ganhando dramaticidade nesta visão pouco comum em preto e branco.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>