terça-feira, novembro 22, 2016

Finalistas do Prêmio Oceanos 2016


A partir de 2015 o Prêmio Portugal Telecom de Literatura foi cancelado pelos antigos patrocinadores, passando a ser chamado de Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa e patrocinado pelo Itaú Cultural. Para a versão de 2016, foram avaliadas 740 obras de criação literária em língua portuguesa de 20 editoras – inscritas nos gêneros Poesia, Romance, Conto, Crônica e Dramaturgia – publicadas em primeira edição no Brasil no ano de 2015. Também puderam concorrer os livros publicados nos demais países lusófonos desde que lançados originalmente entre 2012 e 2015 e publicados no ano passado por editora brasileira ou sediada no Brasil. 

O resultado final será conhecido no dia 6 de dezembro, durante cerimônia de entrega dos prêmios no Auditório Ibirapuera. Como na edição passada, o valor da soma dos quatro prêmios finalistas é de 230 mil reais, divididos da seguinte forma: 100 mil para o primeiro lugar, 60 mil para o segundo, 40 mil para o terceiro e 30 mil para o quarto colocado. Segue a relação das obras finalistas selecionadas pelo júri em ordem alfabética de títulos e links para as sinopses das respectivas editoras (quatro livros de poesia, quatro romances e dois livros de contos).

"A resistência" de Julián Fuks - Romance
Editora Companhia das Letras

"Ainda estou aqui" de Marcelo Rubens Paiva - Romance 
Editora Alfaguara

"Escuta" de Eucanaã Ferraz - Poesia
Editora Companhia das Letras

"Galveias" de José Luís Peixoto - Romance
Editora Companhia das Letras

"Jeito de matar lagartas" de Antonio Carlos Viana - Contos
Editora Companhia das Letras

"Manual de flutuação para amadores" de Marcos Siscar - Poesia
Editora 7Letras

"Maracanazo e outras histórias" de Arthur Dapieve - Contos
Editora Alfaguara

"O livro das semelhanças" de Ana Martins Marques - Poesia
Editora Companhia das Letras

"Sermões" de Nuno Ramos - Poesia
Editora Iluminuras

"Uma menina está perdida no seu século à procura do pai" de Gonçalo M. Tavares - Romance
Editora Companhia das Letras.

O vencedor da versão 2015 foi Silviano Santiago com "Mil Rosas Roubadas" (Editora Companhia das Letras) e o segundo lugar ficou com Elvira Vigna com "Por Escrito" (Editora Companhia das Letras. Os demais ganhadores foram, respectivamente: Alberto Mussa com "A primeira História do Mundo" (Editora Record) e Glauco Mattoso com "Sacola de Feira" (Editora NVersos).
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>