A arte do Batik indonésio

Pintura  da Indonésia em tecido
Kain Panjang-100, Autor desconhecido (1940)
O Batik é uma técnica de tingimento em tecido originária da ilha de Java na Indonésia. As figuras exóticas, padrões e símbolos ancestrais são desenhados e coloridos de forma artesanal e, portanto, original e única por meio de sucessivos tingimentos no tecido, protegido por máscaras de cera, onde somente as partes não vedadas são tingidas. A aplicação das áreas protegidas pela cera é feita sobre a seda com pincel ou uma ferramenta chamada de "tjanting", espécie de caneta cilíndrica com funil de bico por onde é conduzida a cera derretida que irá produzir os traços desejados no tecido. Ver aqui imagens e um vídeo produzido pela UNESCO que explica a origem e todo o processo de criação. Para identificar os detalhes em alta definição, recomendo as galerias do Google Art Project: Batik motifs e The Art of Batik Madura.

Pintura da Indonésia em tecido
Kain Panjang-376, Autor desconhecido (2000)
Na verdade, a arte do Batik indonésio foi considerada pela UNESCO em 2009 como Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível da Humanidade, uma categoria que compreende a preservação das expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e transmitem a seus descendentes. As técnicas, o simbolismo e a cultura do Batik permeiam as vidas dos Indonésios do início ao fim: as crianças são transportadas em berços de Batik decorados com símbolos destinados a trazer sorte à criança e os mortos são envoltos em tecidos de Batik funerário. Roupas com desenhos cotidianos são usados ​​regularmente em ambientes empresariais e acadêmicos, enquanto variedades especiais são incorporadas em celebrações de casamento, gravidez e em teatro de fantoches, assim como outras formas de arte.

Pintura da Indonésia em tecido
Kain Sarung 28, Autor Desconhecido (1950)
A grande diversidade de padrões reflete uma variedade de influências, que vão desde a caligrafia árabe, flores europeias, pássaros chineses, flores de cerejeira japonesas e pavões indianos ou persas. A arte do Batik está entrelaçada com a identidade cultural do povo indonésio e, por meio dos significados simbólicos de suas cores e desenhos, expressa sua criatividade e espiritualidade.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Monólogo de Molly Bloom em Ulysses, "sim eu disse sim eu quero Sim"

20 personagens femininas da literatura mundial

Ian McEwan - Enclausurado

20 problemas que somente os apaixonados por livros podem entender

As 20 melhores distopias da literatura

Amós Oz e David Grossman avançam para a shortlist do Man Booker International Prize 2017