quarta-feira, dezembro 07, 2016

Vencedores do Prêmio Oceanos 2016


Divulgados os quatro vencedores da versão 2016 do Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa (antigo Portugal Telecom de Literatura). Segundo a organização, os quatro vencedores, escolhidos entre 740 obras de 20 editoras, traduziram a diversidade de gêneros literários da literatura contemporânea. Além do romance "Galveias", do português José Luís Peixoto – primeiro colocado nesta edição –, foram premiados o romance "A resistência", do escritor paulistano Julián Fuks, em segundo lugar, o volume de poesia "O livro das semelhanças", de Ana Martins Marques, em terceiro, e os contos de "Maracanazo e outras histórias", do carioca Arthur Dapieve, quarto colocado. 

O valor da soma dos quatro prêmios é de 230 mil reais, patrocinado pelo Itaú Cultural, e divididos da seguinte forma: 100 mil para o primeiro lugar, 60 mil para o segundo, 40 mil para o terceiro e 30 mil para o quarto colocado. Segue a relação das obras vencedoras com links para as sinopses das respectivas editoras, este ano a Editora Companhia das Letras levou tudo se considerarmos que a Objetiva, selo Alfaguara, também faz parte do grupo (para conhecer a relação total de finalistas deste ano clique aqui).

1º Lugar: "Galveias" de José Luís Peixoto - Romance 
Editora Companhia das Letras

2º Lugar: "A resistência" de Julián Fuks - Romance 
Editora Companhia das Letras

3º Lugar: "O livro das semelhanças" de Ana Martins Marques - Poesia 
Editora Companhia das Letras

4º Lugar: "Maracanazo e outras histórias" de Arthur Dapieve - Contos 
Editora Alfaguara


No ano passado, o Oceanos foi vencido por Silviano Santiago, com o romance "Mil rosas roubadas" (Companhia das Letras). O segundo lugar ficou com Elvira Vigna, pelo livro "Por escrito" (Companhia das Letras). Terceiro lugar com Alberto Mussa, pelo romance histórico "A primeira história do mundo" (Record), e quarto lugar com Glauco Mattoso, pelo livro de poemas "Saccola de feira" (NVersos).
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
>