Cartas de amor

Cartas de amor deVita Sackville-West
William Strang, "Lady with a red hat" (um retrato de Vita Sackville-West), 1918

Vita Sackville-West (1892-1962) foi uma grande poeta, romancista e paisagista inglesa. No entanto, será sempre lembrada por ter tido um longo caso com Virgina Woolf (1882-1941) e inspirado uma das maiores obras da literatura ocidental, "Orlando". Desta relação ficaram muitas cartas de amor resgatadas no livro "The Letters of Vita Sackville-West to Virginia Woolf". Um belo exemplo de 1926, carta escrita na Itália, depois de uma primeira separação entre as duas, foi publicada no site da Paris Review; um texto que inicia com a seguinte confissão de Vita: "Estou reduzida a uma coisa que quer Virginia", simples e essencial. Ela não podia competir com o refinamento literário de Virginia, mas conseguiu atingir a beleza dos textos apaixonados. Segue abaixo em tradução minha e o texto original.

Estou reduzida a uma coisa que quer Virgínia. Eu escrevi uma linda carta para você nas horas de pesadelo insones da noite, e tudo se foi: eu só sinto sua falta, de uma forma muito simples e desesperadamente humana. Você, com todas as suas cartas inteligentes, nunca escreveria uma frase tão simples como esta; Talvez nem sequer a sentisse. E ainda assim eu acredito que você seria um pouco capaz. Mas transformaria este sentimento com uma sentença tão requintada que perderia um pouco da sua realidade. Considerando que comigo é tão óbvio: sinto a sua falta ainda mais do que eu poderia ter acreditado; E eu estava preparada para sentir muito a sua falta. Assim, esta carta é apenas um grito de dor. É incrível como você se tornou essencial para mim. Suponho que você esteja acostumada com as pessoas dizendo essas coisas. Maldita seja, criatura mimada; Eu não vou fazer você me amar mais, entregando-me assim — Mas, oh minha querida, eu não posso ser inteligente e distante com você: Eu te amo demais para isso. Muito verdadeiramente. Você não tem idéia de como eu posso estar distante de pessoas que eu não amo. Eu desenvolvi isto até o estado da arte. Mas você quebrou minhas defesas. E eu realmente não me lamento por isso ... 

Por favor, me perdoe por escrever uma carta tão infeliz.

V.

I am reduced to a thing that wants Virginia. I composed a beautiful letter to you in the sleepless nightmare hours of the night, and it has all gone: I just miss you, in a quite simple desperate human way. You, with all your un-dumb letters, would never write so elementary phrase as that; perhaps you wouldn’t even feel it. And yet I believe you’ll be sensible of a little gap. But you’d clothe it in so exquisite a phrase that it would lose a little of its reality. Whereas with me it is quite stark: I miss you even more than I could have believed; and I was prepared to miss you a good deal. So this letter is just really a squeal of pain. It is incredible how essential to me you have become. I suppose you are accustomed to people saying these things. Damn you, spoilt creature; I shan’t make you love me any the more by giving myself away like this — But oh my dear, I can’t be clever and stand-offish with you: I love you too much for that. Too truly. You have no idea how stand-offish I can be with people I don’t love. I have brought it to a fine art. But you have broken down my defences. And I don’t really resent it … 

 Please forgive me for writing such a miserable letter. 

 V.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura