20 sites para baixar livros legalmente e de graça

Bibliotecas Digitais

O objetivo aqui é apresentar uma seleção de sites para baixar livros digitalizados, principalmente no idioma português, de forma legal e sem risco de vírus. Obviamente a chance de encontrar os últimos lançamentos de autores contemporâneos é praticamente nula e não poderia ser de outra forma porque escritores também precisam sobreviver não é mesmo? Por outro lado, todas as obras clássicas da literatura brasileira e portuguesa estão disponíveis, assim como livros e documentos raros nas bibliotecas digitais que mantêm acervo regulamentado pela legislação do domínio público ou autorizado pelos autores e suas respectivas famílias. Cada um dos sites está relacionado com uma área de atuação própria que foi resumida na postagem com alguns exemplos entre as milhares de obras disponíveis. A iniciativa dessas organizações, governamentais ou não, representa um serviço de utilidade pública inestimável para o conhecimento e divulgação da cultura brasileira, não somente para estudantes e pesquisadores, mas para o público amante da leitura em geral, boa navegação!

Biblioteca Digital

O Portal Domínio Público é uma biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação que já ultrapassou os 198 mil títulos em seu banco de dados (informação de 2014), sendo 182 mil em arquivos de texto e 15 mil em outras mídias. O acervo é constituído por obras de domínio público ou devidamente cedidas pelos titulares dos direitos autorais. Lançado em 2004, o portal oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada. Segundo a legislação brasileira, os direitos autorais vigoram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal para os conhecimentos étnicos e tradicionais.

Exemplos de obras disponíveis: Poesia de Fernando Pessoa (21 títulos), Literatura infantil em português (22 títulos), A Divina Comédia em português, Obras de Joaquim Nabuco (42 títulos).

(02) Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca Digital

Oficialmente lançada em 2006, a Biblioteca Nacional Digital, mantida pela Fundação Biblioteca Nacional, busca preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo. Para esta finalidade, está internamente constituída por três segmentos: Captura e armazenagem de acervos digitais, Tratamento técnico e publicação de acervos digitais e Programas e Projetos de digitalização e divulgação. Conta com uma equipe interdisciplinar composta por bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores.

Exemplos de obras disponíveis: O cemitério dos vivos de Lima Barreto, Os Sertões de Euclides da Cunha, Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos de Álvares de Azevedo.

(03) Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Biblioteca Digital

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. Atualmente, cerca de 3.000 títulos estão disponíveis para livre acesso. São diferentes tipos de materiais que abordam temas variados da história do Brasil. As coleções de livros de literatura e de história, mapas, iconografias, e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX são particularmente significativos. O pesquisador pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.

Exemplos de obras disponíveis: Villa Rica, poema de Claudio Manoel da Costa, Eu (poesias completas) de Augusto dos Anjos, Auto da barca do inferno de Gil Vicente.

(04) Arquivo Público do Estado de São Paulo

Biblioteca Digital

Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público ou pela internet. O Arquivo Público do Estado de São Paulo possui um dos mais ricos acervos do Brasil, formado por, aproximadamente, 20 milhões de documentos, 1,5 milhões de imagens, uma grande coleção de jornais com mais de 200 títulos, 32 mil exemplares de revistas, além de uma biblioteca formada por cerca de 45 mil volumes. Esse acervo, de guarda permanente em função do seu valor, é formado por documentos textuais, fotografias, mapas, ilustrações, jornais, revistas e livros. Qualquer cidadão pode consultá-lo gratuitamente, na sede do Arquivo Público ou pela Internet. Já são mais de 1 milhão de páginas de documentos digitalizados e disponíveis para consulta no site.

Exemplos de documentos disponíveis mediante autenticação de usuário: Documentos, fichas e dossiês do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP), Boletins SNI, Cartas da Revolução de 1924, Documento sobre Anistia.

(05) Biblioteca Digital Unesp

Biblioteca Digital

Criada pela Unesp - Universidade Estadual Paulista em parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade pretende dar acesso irrestrito às seguintes divisões de áreas de conhecimento: Hemeroteca, História de São Paulo, Livros, Mapas de São Paulo e MúsicaAo dar acesso irrestrito a esse material, a universidade cumpre com sua responsabilidade social, democratizando o acesso à informação e contribuindo com o ensino, a pesquisa e a difusão do conhecimento.

Exemplos de obras disponíveis: Religion, philosophie, socialisme - Friedrich Engels, The sense of the past - Henry James, Pensées de Pascal - Blaise Pascal.

(06) Biblioteca Digital Unicamp

Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital da Unicamp tem como objetivo principal disponibilizar, de maneira rápida, a produção científica gerada na Universidade, com foco principal em teses e dissertações, ofertando mais de um milhão de páginas aos pesquisadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, podem ser consultadas as seguintes seções no site: Hemeroteca, Revistas Eletrônicas e Obras Raras.

Exemplos de obras disponíveis: Historia naturalis Brasiliae : auspicio et beneficio illustriss - Guilielmi Pisonis (1648), Chronica da Companhia de Jesus, na Provincia de Portugal - Balthazar Tellez (1645).

(07) Biblioteca Digital Camões

Biblioteca Digital

A Biblioteca Digital Camões se define como um repositório da cultura em língua portuguesa, tendo como principal critério a publicação de obras integrais, para leitura gratuita, sem necessidade de registos ou subscrição. O acervo é constituído por autores e edições no domínio público, mas também por edições atuais. Por este motivo existem níveis diferenciados de acesso para os usuários (apenas leitura, leitura e impressão, leitura, impressão e cópia). Além de língua, literatura e crítica literária, podem ser pesquisadas outras áreas de conhecimento tais como: arquitetura, arte, cinema, geografia, história, música e outras.

Exemplos de obras disponíveis: Os Lusíadas de Camões, A Formação de Portugal de Orlando Ribeiro, Os Maias de Eça de Queirós, Dispersão de Mário de Sá-Carneiro.

(08) Biblioteca Digital Paulo Freire

Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital Paulo Freire tem por objetivo principal “disponibilizar pressupostos filosóficos, sociológicos e pedagógicos do pensamento freireano, para suportar ações educativas coletivas facilitadoras da inclusão dos sujeitos educacionais na sociedade da informação”. Dentre as atividades desenvolvidas, diversas ações foram realizadas na digitalização do acervo de documentos em formatos multimídia como vídeos, fitas cassetes, e mídia impressa, no intuito de disponibilizar o acesso mais amplo possível a estes documentos via web. O acervo foi classificado em 7 categorias, que são: Livros (de Paulo Freire e outros autores), Artigos, Academia, Resumos, Fotos, Vídeos, Áudios e Textos.

Exemplos de obras disponíveis de Paulo Freire: Política e Educação (2001), Pedagogia da Indignação (2000), A Importância do Ato de Ler (1989), Pedagogia - Diálogo e Conflito (1995), Professora sim, tia não (1997), Conscientização (1979).

(09) Biblioteca Digital do Museu Nacional

Biblioteca Digital

O objetivo da Biblioteca Digital é digitalizar e disponibilizar via internet o acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional, UFRJ, e também as publicações editadas pelo Museu Nacional. Essas coleções formam um patrimônio de referência indiscutível nas áreas de ciências naturais e antropológicas. O Museu Nacional á mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina.

Exemplos de obras disponíveis: Apontamentos relativos a botânica aplicada no Brasil - Ladislau Netto (1871), Description des plantes de l'Amerique, avec leurs figures - Charles Plumier (1693).

(10) Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Biblioteca Digital

O acervo, estimado em cerca de 100 mil obras, inclui: obras raras (a partir do século XVI), partituras, teses, coleções de periódicos, acervo iconográfico, arquivo de documentos históricos e fonoteca. O acervo de literatura musical, assim como parte do acervo de partituras manuscritas e impressas encontram-se disponíveis para consulta.

Exemplos de obras disponíveis: Compêndio de princípios elementares de música - Francisco Manuel da Silva.

(11) Biblioteca Nacional Digital de Portugal

Biblioteca Digital

A Biblioteca Nacional Digital de Portugal disponibiliza online e de forma gratuita cerca de 25.000 documentos, a que correspondem mais de um milhão e meio de imagens. O acesso às coleções digitais de livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia e música, pode fazer-se mediante pesquisa no catálogo bibliográfico ou por navegação através dos índices de título, autor ou data de publicação.

Exemplos de obras disponíveis: Livros digitalizados de Fernando Pessoa, Sonetos completos de Florbela Espanca.

(12) Biblioteca Mundial Digital

Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo com os principais objetivos: (1) Promover a compreensão internacional e intercultural, (2) Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet, (3) Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral, (4) Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

Exemplos de obras disponíveis: Mapa do Brasil de Jacopo Gastaldi (1500-1565), Manuscrito de "As Ligações Perigosas" de Choderlos de Laclos (1741-1803).

(13) Site Machado de Assis

Biblioteca Digital

O propósito da criação deste site pelo Ministério da Cultura, mais que lembrar o centenário da morte de Machado de Assis, foi permitir que a sua obra completa chegasse a qualquer usuário da internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como objetivo organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

Exemplos de obras disponíveis (todos os romances): Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876), Iaiá Garcia (1878), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Casa Velha (1885), Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899), Esaú e Jacó (1904), Memorial de Aires (1908).

(14) Casa José de Alencar

Biblioteca Digital

A casa de José de Alencar está situada no Sítio Alagadiço Novo, no bairro de Messejana, Fortaleza-CE e foi adquirido em 1825 pelo padre José Martiniano de Alencar, pai do escritor cearense José de Alencar. Por nove anos, este espaço foi o lar do escritor, autor dos mais renomados títulos da Literatura Nacional, com destaque para as obras “Iracema” e “O Guarani”, que foram fortemente influenciadas pelas belezas naturais do estado do Ceará. Em 1965, durante a gestão do reitor Antonio Martins Filho, a Universidade Federal do Ceará adquiriu o sítio e o mantém até hoje. Passeando pelos espaços, o visitante pode aprender sobre a obra do escritor, ver a história do livro Iracema contada por imagens e saber mais sobre escravidão e cultos afro-brasileiros. 

Exemplos de obras disponíveis: Lucíola (1862), Mãe (1860), O Demônio Familiar (1857), O Garatuja (1873), O Gaúcho (1870), O Guarani (1857), O que é o Casamento? (1861), O Sertanejo (1875), Como e porque sou Romancista (1893), Senhora (1875), Sonhos D'oro (1872), Til (1872), Ubirajara (1874), Verso e Reverso (1864).

(15) Fundação Casa de Rui Barbosa

Biblioteca Digital

A Fundação Casa de Rui Barbosa tem sua origem no museu-biblioteca instituído em 1928 pelo presidente Washington Luís, a Casa de Rui Barbosa. Em 1966, a instituição teve sua personalidade jurídica alterada para melhor cumprir suas finalidades de desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino, como também, a divulgação e o culto da obra e vida de Rui Barbosa. No site podem ser acessados artigos, catálogos, bibliografias e resumos e transcrições de palestras realizadas.

Exemplos de obras disponíveis: Textos com os discursos de Rui Barbosa, Textos de diversos autores sobre Rui Barbosa.

(16) Projeto Gutenberg

Biblioteca Digital

O Projeto Gutenberg é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. Fundado em 1971, é a mais antiga biblioteca digital. Oferece mais de 50.000 livros digitalizados, sendo 500 em português.

Exemplos de obras disponíveis em inglês: Pride and Prejudice - Jane Austen, Ulysses - James Joyce, Dracula - Bram StokerThe Adventures of Tom Sawyer - Mark Twain, The Picture of Dorian Gray - Oscar Wilde.

(17) Coleção Aplauso - Teatro, Cinema e TV

Biblioteca Digital

O Objetivo do site é preservar a memória da cultura brasileira e democratizar o acesso ao conhecimento por meio dos princípios da Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial. Estão disponíveis biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Todo esse acervo digital pode ser acessado gratuitamente. Uma excelente dica para estudantes, pesquisadores e interessados na história da nossa cultura.

Exemplos de obras disponíveis: Cacilda Becker por Maria Thereza Vargas, Carlos Reichenbach por Marcelo Lyra, Fernanda Montenegro por Neusa Barbosa, Gianfrancesco Guarnieri por Sérgio Roveri.

(18) Fundação Darcy Ribeiro - Biblioteca Básica Brasileira (BBB)

Biblioteca Digital

O projeto editorial Coleção Biblioteca Básica Brasileira (BBB) foi formulado em 1962, quando Darcy Ribeiro tornou-se o primeiro Reitor da Universidade de Brasília – UnB. Darcy reuniu um brilhante grupo de intelectuais e professores para juntos, criarem o que seria a universidade do futuro. Em 1963, quando ministro da Educação, Darcy Ribeiro viabilizou a publicação dos primeiros 10 volumes da BBB, com tiragem de 15.000 exemplares, totalizando 150 mil livros. A proposta previa a publicação de nove outras edições com 10 volumes cada, compondo, ao final, uma Coleção de 100 títulos. Com a missão de manter vivos o pensamento e a obra de seu instituidor e, sobretudo, comprometida em viabilizar os seus projetos, a Fundação Darcy Ribeiro retomou a proposta e a atualizou, configurando assim, uma nova BBB. O projeto prevê uma coleção composta de 150 títulos, dos quais 50 já foram disponibilizados no site com acesso gratuito.

Exemplos de obras disponíveis: As Religiões no Rio - João do Rio, Viagem ao Brasil - Hans Staden, Teoria do Brasil – Darcy Ribeiro, História da literatura brasileira – José Veríssimo, O descobrimento do Brasil – Capistrano de Abreu.

(19) Biblioteca Casa Fernando Pessoa

Biblioteca Digital

O site da Casa Fernando Pessoa foi inaugurado em 2008 contendo as obras completas dos heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis, poesias do próprio Fernando Pessoa e um banco de dados de poetas consagrados. Adicionalmente encontramos também Cronologia, Fotobiografia e Roteiro Pessoano. Agora, além de todas as preciosas informações acima, em um trabalho conjunto da Casa Fernando Pessoa, o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e apoio da Fundação Vodafone, o processo de catalogação e digitalização da Biblioteca particular de Fernando Pessoa está também disponível online para consulta.

Exemplos de obras disponíveis: Biblioteca particular de Fernando Pessoa.

(20) Site Europeana

Biblioteca Digital

O site se define como a maior coleção online de arte, cultura e ciência. Estão disponíveis para consulta online material de bibliotecas, museus, galerias e arquivos da Europa, incluindo livros e manuscritos, fotos e pinturas, esculturas e pautas musicais, vídeos e gravações, diários e mapas.

Exemplos de obras disponíveis: Livro das Horas (séc. XV), Deux simphonies a grand orchestre : Libro I. Oeuvre XVIII. | Joseph Haydn.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura italiana

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa