Postagens

Mostrando postagens de Março, 2017

As estranhas flores de Georgia O’Keeffe

Imagem
Georgia O’Keeffe (1887-1986) foi uma das primeiras pintoras a conquistar reconhecimento mundial dos críticos e do público em geral com suas imagens inovadoras que desafiavam as percepções da época e marcaram o início do movimento modernista norte-americano. Ela é conhecida por suas representações realistas de paisagens da região do Novo México e suas misteriosas flores cheias de simbolismo. A imagem da esquerda que abre esta postagem, “Jimson Weed, White Flower No. 1”, é um lindo exemplo do seu estilo, uma obra que estabeleceu em 2014 um recorde para um quadro produzido por uma mulher ao ser vendido em um leilão da Sotheby’s, em Nova York, por US$ 44,4 milhões. Segundo a Sotheby’s, antes o recorde para uma artista pertencia à americana Joan Mitchell, por sua obra "Untitled", vendida por US$ 11,9 milhões. A pintura fazia parte de um trio, posto à venda pelo museu de Santa Fé, no estado americano do Novo México, onde Georgia O'Keeffe morreu em 1986, aos 98 anos.


Em 1930 cri…

Os melhores conselhos para conviver com uma pessoa fanática por livros

Imagem
Mesmo os bons hábitos podem se tornar práticas socialmente inaceitáveis quando atingem o nível de vício e obsessão, principalmente na vida de um casal. É o caso da paixão pela leitura que pode levar à compulsão de acumular livros e também invadir todo o tempo livre do seu companheiro(a). Não deixe que essas pequenas perturbações afetem o bom andamento da sua vida afetiva seguindo alguns conselhos simples que podem melhorar a qualidade do seu padrão de convivência familiar e social em muito pouco tempo. A insólita imagem do casal na banheira, que abre esta postagem, é do filme "The Reader" de 2008 com Kate Winslet e Ralph Fiennes.

Um livro é sempre a melhor opção de presente

Por que perder o seu precioso tempo buscando presentes caros e originais quando a melhor opção é sempre o bom e tradicional livro, seja na área de ficção ou não-ficção, principalmente quando adquirido em uma das boas livrarias do ramo que permitem a troca imediata no improvável caso de que você não conheça …

20 sites para baixar livros legalmente e de graça

Imagem
O objetivo aqui é apresentar uma seleção de sites para baixar livros digitalizados, principalmente no idioma português, de forma legal e sem risco de vírus. Obviamente a chance de encontrar os últimos lançamentos de autores contemporâneos é praticamente nula e não poderia ser de outra forma porque escritores também precisam sobreviver não é mesmo? Por outro lado, todas as obras clássicas da literatura brasileira e portuguesa estão disponíveis, assim como livros e documentos raros nas bibliotecas digitais que mantêm acervo regulamentado pela legislação do domínio público ou autorizado pelos autores e suas respectivas famílias. Cada um dos sites está relacionado com uma área de atuação própria que foi resumida na postagem com alguns exemplos entre as milhares de obras disponíveis. A iniciativa dessas organizações, governamentais ou não, representa um serviço de utilidade pública inestimável para o conhecimento e divulgação da cultura brasileira, não somente para estudantes e pesquisador…

Amós Oz e David Grossman na longlist do Man Booker International Prize 2017

Imagem
Os dois escritores israelenses, Amós Oz e David Grossman, foram incluídos na longlist do Man Booker International Prize, versão 2017. Desde 2016 a organização, que considera romances de qualquer país, desde que traduzidos para o inglês, passou a premiar anualmente um livro específico e não o conjunto da obra do escritor. Amós Oz está concorrendo com "Judas" (ler aqui resenha do Mundo de K) e David Grossman com "A Horse Walks Into a Bar", traduzido no Brasil como "O inferno dos outros" (ler aqui resenha do Mundo de K).
Outros nomes fortes da seleção deste ano: o albanês Ismail Kadare e o chinês Yan Lianke, ambos sempre lembrados para o Nobel de Literatura e com romances lançados no Brasil. A argentina Samanta Schweblin foi a boa surpresa, já conhecia o trabalho dela por meio da antologia de contos "Pássaros na boca" (ler aqui resenha do Mundo de K). Segundo procedimento da premiação, o valor de de 50.000 libras é dividido igualmente entre autor e …

Crônica inédita de António Lobo Antunes

Imagem
Antônio Lobo Antunes é um dos maiores escritores vivos da língua portuguesa e o privilégio de poder ler uma crônica inédita dele não é um evento dos mais usuais. O texto abaixo, com o título: "Para António Ramalho Eanes", foi publicado na edição impressa da revista portuguesa VISÃO de 02/03/2017. Contudo, apesar do título, dedicado ao amigo e primeiro Presidente de Portugal eleito democraticamente após a revolução dos Cravos de 1974, na verdade representa um exemplo da prosa visceral de Lobo Antunes que obviamente não sabe escrever e respirar outra coisa que não seja a mais pura e bela literatura.

"Quando cheguei a casa, na noite de vinte e oito de novembro, estava um senhor que eu não conhecia junto à porta fechada do prédio. Dirigiu-se a mim, disse da parte de quem vinha e entregou-me um envelope com uma coisa dura lá dentro: era uma caneta de tinta permanente que acompanhava uma carta. Eu vinha de velar o meu irmão na Basílica da Estrela e estava a sofrer muito. Queri…

20 grandes escritoras brasileiras

Imagem
Muito tempo passou desde a época da poeta Cora Coralina até a novíssima e talentosa geração da romancista Luisa Geisler, mas pouca coisa mudou em nossa sociedade em relação aos direitos da mulher. As nossas escritoras continuam lutando contra o preconceito para conquistar o seu lugar e garantir direitos iguais para as futuras gerações. Esta lista, obviamente incompleta, é apenas uma homenagem a todas as escritoras que contribuíram para transformar o mundo em um lugar melhor para homens e mulheres.
(01) Cora Coralina (1889-1985)

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu a 20 de agosto de 1889, na antiga Vila Boa de Goyaz, hoje, Cidade de Goiás, Estado de Goiás, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2001. Aos 15 anos de idade, Ana, devido à repressão familiar, vira Cora, derivativo de coração. Coralina veio depois, como uma soma de sonoridade e tradução literária. Ela só teve o seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já t…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...