Fernando Meirelles - Blindness

Fiquei sabendo na página da Renata Miloni que Fernando Meirelles, premiado cineasta brasileiro e diretor de "Cidade de Deus" (2002) e "O Jardineiro Fiel" (2004), criou um blog para descrever a rotina de filmagens de "Blindness", filme que está tendo a sua primeira parte rodada no Canadá e com roteiro baseado na obra "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago. O elenco será formado por atores do nível de Julianne Moore, Gael García Bernal e Danny Glover. Existe a previsão de filmagens complementares em São Paulo e no Japão.

Cinema e Literatura podem render bons resultados como foi o caso da excelente produção nacional "Lavoura Arcaica" de 2001 que conseguiu preservar a atmosfera e até alguns diálogos do livro de Raduan Nassar. "Ensaio Sobre a Cegueira" é, sem dúvida, um dos melhores romances de Saramago. Fica a questão de como o roteirista conseguirá preservar a oralidade caudalosa da prosa de Saramago e manter o ritmo cinematográfico.

Este diário virtual, além de apresentar interessantes detalhes sobre a produção do filme, acaba revelando um lado de Fernando Meirelles pouco conhecido do grande público que é sua habilidade para escrever com extrema sensibilidade, como destacou Renata Miloni no trecho abaixo:

"Na epígrafe do livro Saramago diz: “Se pode olhar, veja. Se pode ver, repara”. Olhar com a percepção mecânica da visão, ver como uma observação mais atenta do que nos aparece à vista, uma visão analítica, e finalmente reparar no sentido de se libertar da superficialidade da visão e se aprofundar no interior do que é o homem e assim conhecê-lo. Se isso faz algum sentido, este Velho da Venda Preta será um homem que repara, que tem subjetividade e vida interior."

15 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

e. e. cummings - análise do poema "1(a"

As 20 melhores distopias da literatura

Os meninos da rua Paulo - Ferenc Molnár

Robert Bly

As 20 melhores utopias da literatura

20 grandes escritoras brasileiras