Anne Enright - Booker Prize 2007

Depois da premiação de Doris Lessing com o Nobel, mais uma surpresa no meio literário com a divulgação do romance ganhador do Man Booker Prize de 2007. Nem o britânico Ian McEwan com "On Chesil Beach" ("Na Praia", Editora Companhia das Letras) e muito menos o neozelandês Lloyd Jones com "Mr. Pip" ("O Sr. Pip", Editora Rocco), que eram considerados favoritos nas casas de apostas, foram agraciados com o prêmio de 50.000 libras (cerca de 102.000 dólares).

A escritora irlandesa Anne Enright, 45 anos, que pela primeira vez figurou na lista de candidatos ao Booker Prize, foi a escolhida com o romance "The Gathering" ("O Encontro"), que conta a história de três gerações de uma família irlandesa. O livro, o quarto de Anne (nenhum deles publicado no Brasil), é narrado do ponto de vista de uma das protagonistas, Veronica Hegarty. Ela estuda a história da família numa tentativa de encontrar sentido para a morte de seu irmão Liam, um alcoólatra que decide se suicidar jogando-se ao mar.

O Man Booker Prize, criado em 1969 (ver shortlist 2007 e relação completa de ganhadores), é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).

Em tempo: "Todos os romances finalistas do Booker Prize, o mais importante prêmio literário inglês, devem ficar disponíveis em breve na internet. Segundo Jonathan Taylor, presidente da fundação que concede o prêmio, as negociações com as editoras e o British Council, instituição que promove a cultura britânica no exterior, as negociações estão avançadas." - Folha On Line - 19/10/2007.

10 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 melhores distopias da literatura

My Question for Myself

As 20 obras mais importantes da literatura argentina

As 20 melhores utopias da literatura

Hilda Hilst - Da poesia

O Idiota - Fiódor Dostoiévski