Inventário de Sonhos - parte II - Janis Joplin

Janis JoplinAlguma coisa saiu errada com o destino de Janis Lyn Joplin, nascida na reacionária e racista cidade americana de Port Arthus no Texas, pois ela acabou se transformando em Janis Joplin (1943-1970) uma das maiores cantoras "negras" da história do blues. Ela, com toda a sua rebeldia beatnik, não conseguia se adaptar na cena local do Texas e se mudou para a comunidade hippie de San Francisco onde, em 1966, após um envolvimento pesado com drogas e álcool, se juntou à banda "Big Brother and the Holding Company".

Janis Joplin ficou conhecida por sua interpretação do clássico do blues "Ball and Chain" de Big Mama Thornton, acompanhada ainda da fraquíssima "Big Brother and the Holding Company", durante o Festival de Monterey, no verão de 1967. O grupo foi agenciado então pelo esperto Albert Grossman (agente de Bob Dylan entre 1962 e 1970), lançando em 1968 o clássico "Cheap Thrills" com os sucessos "Piece of My Heart" e outro standard do blues "Summertime". A banda não conseguiu suportar a pressão do sucesso e drogas, terminando no final de 1968.

Janis ainda se apresentou com duas outras bandas: "Kozmic Blues Band" e "Full Tilt Boogie Band" mas, mesmo com melhores músicos e equipamentos caros, não conseguiu o sucesso que havia alcançado anteriormente, devido à espontaneidade e raça dos músicos da "Big Brother and the Holding Company". O álbum "Pearl" foi lançado em 1971, incluindo "Me and Bobby McGee" e "Mercedes Benz", após a morte de Janis por overdose de heroína em outubro de 1970 aos 27 anos.
8 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

A arte de escrever crônicas

Paul Celan e o poema hermético

As 20 melhores distopias da literatura

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

20 personagens femininas da literatura mundial

As 20 melhores utopias da literatura