The Best of the Booker Prize

Literatura inglesa
No dia 12 de maio foi anunciada a shortlist com que o Man Booker Prize irá comemorar o 40.º aniversário e que escolherá, em votação aberta ao grande público pela Internet, o melhor entre todos os vencedores desde a primeira edição. A votação se encerrará no dia 8 de julho.

O Man Booker Prize, criado em 1969 (ver indicados da edição de 2007 e relação completa de ganhadores), é um dos mais prestigiados prêmios literários internacionais, conferido à melhor obra de ficção original publicada no ano por um autor do Reino Unido, da República da Irlanda ou dos países da Comunidade Britânica (Commonwealth).


Segue a lista dos seis candidatos ao Booker dos Bookers:

(1) The Ghost Road de Pat Barker (1995).
(2) Oscar and Lucinda de Peter Carey (1988) - Publicado no Brasil como "Oscar e Lucinda" pela Editora Record - Tradução de Ana Luiza Borges
(3) Disgrace de JM Coetzee (1999) - Publicado no Brasil como "Desonra" pela Editora Companhia das Letras - Tradução de José Rubens Siqueira
(4) The Siege of Krishnapur de JG Farrell (1973).
(5) The Conservationist de Nadine Gordimer (1974).
(6) Midnight's Children de Salman Rushdie (1981) - Publicado no Brasil como "Os filhos da meia-noite" pela Editora Companhia das Letras - Tradução de Donaldson M. Garschagen (ler resenha do Mundo de K).

Vale lembrar que o romance de Rushdie foi considerado, em 1993, o Booker dos Bookers, conferido ao melhor livro publicado nos primeiros vinte e cinco anos deste prêmio.
22 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 melhores distopias da literatura

Longlist do Man Booker Prize 2017

Paul Celan e o poema hermético

A arte de escrever crônicas

20 personagens femininas da literatura mundial

O Idiota - Fiódor Dostoiévski