Caravaggio - Luz e Sombras

Judith Beheading Holofernes
Palazzo Barberini, Roma - Judith Beheading Holofernes

Não há muito espaço aqui para digressões sobre Caravaggio (1571-1610), o artista que soube representar o sagrado e o profano de forma praticamente brutal, destacando as figuras humanas em luz contra fundos escuros em um realismo perturbador. A dica é visitar o site caravaggio.com que funciona como um gigantesco banco de dados dos trabalhos do pintor italiano, incluindo aqueles de origem não confirmada, com notas biográficas e análises críticas.

Judith Beheading Holofernes detailO mais interessante neste banco de dados extraordinário, além das informações detalhadas sobre as obras e a localização das mesmas em cada país e museu do mundo, é a possibilidade de explorar as pinturas com recursos de alta precisão digital que permitem ampliar detalhes e analisar as técnicas utilizadas. Uma experiência única e um excelente exemplo de boa utilização da Internet.

Comentários

Unknown disse…
Obrigado pela dica, super dica, posso dizer. Poder apreciar uma pintura deste artista é uma experiência única. Nós sabemos o que se passou ao olhar. Ele consegue nos dizer muito mais com as cores, do que outros com palavras, gestos e pensamentos. Recomendo uma obra dele, em que retrata uma pessoa dando um "golpe" num jogo de cartas, e observar a expressão facial e gestual dos personagens.Obrigado mesmo. Um grande abraço.
Anônimo disse…
Não há nada à dizer sobre Caravaggio. Mas faz toda diferença vê-lo através do seu olhar, que me desperta pra novas possibilidades. Obrigada pela dica!
Carinho.
Paula disse…
Obrigado pela partilha ;)
Barros (RBA) disse…
Muito boa dica! Realmente o site proporciona tanto um olhar abrangente como detalhista, só depende do freguês. Fico pensando como sites tão bem elaborados como este e aquele que indiquei sobre Vermeer por exemplo, que devem ter um alto custo de desenvolvimento e manutenção podem se manter sem usar mão de banners, popup e outros pinduricalhos de merchandise que inundam em todos os sites populares.
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, Caravaggio é mesmo o máximo, gosto muito da forma como ele utilizou modelos que representavam a gente simples do povo nas obras sacras. Vou procurar conhecer esta obra que você citou. Eu é que agradeço a sua presença que sempre ilumina muito este mundo!
Alexandre Kovacs disse…
Clarinha, fico satisfeito que tenha gostado e recomendo uma visita demorada ao site. Obrigado a você pela visita e comentário gentil.
Alexandre Kovacs disse…
Paula, eu é que agradeço a sua visita, sempre lembrando como é bom viajar pela leitura!
Alexandre Kovacs disse…
Barros, este site me lembrou muito aquele outro sobre Vermeer que você postou. Também fico admirado com as coisas boas que a Internet oferece e sem a tradicional apelação da propaganda, prova de que é possível manter a qualidade com dignidade.
nostodoslemos disse…
Bela arte...

Sem palavras!
Maria Augusta disse…
Caravaggio foi um grande mestre o poder visualizar e analisar suas obras em cada detalhe é realmente um prazer enorme. Obrigada pela dica deste site, é uma informação preciosa.
Um grande abraço.
Cintia disse…
Um achado esse site, Kovacs!

É de passar horas!

Beijo,
Ricardo Duarte disse…
Kovacs,
O site é bárbaro! Gosto em especial dos quadros que fazem referência à mitologia grega, como "Medusa" e "Narciso".
Obrigado pela dica.
Abraços
Alexandre Kovacs disse…
Ana, essa imagem que você apresentou, tentando ultrapassar a linha de chão no museu, para ver os detalhes das pinceladas é ótima! É assim mesmo que eu me sinto.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, faltam palavras realmente. Obrigado pela visita.
Alexandre Kovacs disse…
Maria Augusta, acho que você faria uma postagem bem melhor com tanto material disponível. Fica aqui a sugestão!
Alexandre Kovacs disse…
Cintia, podemos passar um bom tempo viajando de tela em tela sem perceber. Obrigado pela visita.
Alexandre Kovacs disse…
Ricardo, Narciso é uma das imagens mais divulgadas na Internet e se aplica a uma infinidade de situações do nosso "mundo moderno".

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa