No Mundo dos Livros - José Mindlin

BibliófiloJosé Mindlin - No Mundo dos Livros - Editora Agir - 103 páginas - Publicação 2009.

Era de se esperar que o bibliófilo José Mindlin, com 94 anos e um acervo de mais de 38 mil obras, eleito em 2006 membro da Academia Brasileira de Letras, escrevesse um livro rebuscado e de difícil entendimento para o grande público, mas o que percebemos é um homem com coração de menino que conta a sua relação afetiva com os livros e a literatura com extrema simplicidade e, principalmente, sinceridade. Percebe-se que a paixão de Mindlin por seus livros não está ligada unicamente à raridade do exemplar ou seu valor de mercado, mas sim com a importância relativa para a história da literatura.

Um livro muito agradável de se ler, onde Mindlin elege suas obras e autores preferidos da literatura universal, com grande destaque para os brasileiros Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Erico Veríssimo, José de Alencar, Manuel Antonio de Almeida e Mário de Andrade.

Segundo a biografia disponível no site da ABL, José Mindlin fez em Maio de 2006 a doação de cerca de 15 mil obras da sua Biblioteca Brasiliana para a USP. No conjunto doado à USP, constam obras de literatura, história, sociologia, poesia. Dentre as raridades estão documentos do século XVI com as primeiras impressões que padres jesuítas tiveram do Brasil, jornais anteriores à Independência e manuscritos que resgatam a gênese literária de grandes obras, como Sagarana (de Guimarães Rosa) e Vidas Secas (de Graciliano Ramos).
30 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

100 Livros Notáveis em 2017 - New York Times

Fernando Morais - Corações Sujos

As 20 melhores distopias da literatura

19ª Festa do Livro da USP

Tianjin Binhai Library, a mais nova biblioteca da China

As 20 obras mais importantes da literatura francesa