Clarice Lispector, sempre

Mais um objeto de desejo e excelente sugestão para presente de Natal, a biografia de Clarice Lispector, escrita pelo americano Benjamin Moser e publicada nos Estados Unidos em agosto de 2009 com o título de "Why This World: A Biography of Clarice Lispector", foi lançada no Brasil pela editora Cosac Naify como "Clarice," (lê-se “Clarice vírgula”), em tradução de José Geraldo Couto. Esta biografia foi incluída entre os 100 livros Notáveis de 2009 pelo New York Times Book Review (ver relação completa aqui).

Escritor, crítico, editor e tradutor, Benjamin Moser nasceu em Houston, em 1976. Graduado em história, fala seis línguas, entre elas o português, e prova que, em assuntos de literatura, o que importa mesmo é a sensibilidade antes da nacionalidade. A própria Clarice é a maior prova disso, tendo nascido na Ucrânia e passado a maior parte de sua vida no Brasil, além dos países onde morou com seu marido, o diplomata Maury Gurgel Valente.

Andei bisbilhotando o livro em uma tarde na Livraria da Travessa do Leblon e me chamou a atenção a forma como o autor soube mesclar citações dos livros de Clarice com os dados biográficos, depoimentos e documentos inéditos, fazendo um espelho entre vida e obra. Me pareceu uma biografia à altura de Clarice Lispector, se é que tal fato é possível.

24 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

My Question for Myself

Hilda Hilst - Da poesia

Os meninos da rua Paulo - Ferenc Molnár

As 20 melhores utopias da literatura