Revista USP - vinte anos de cultura


A revista USP, publicação trimestral da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade (CCS/USP), completou em 2009 vinte anos de serviços prestados à área de cultura. Os ensaios publicados podem variar de temas como física e bioquímica até crítica literária e religião, mas sempre norteados pela alta qualidade e profundidade dos textos escritos por colaboradores da própria USP ou autores já consagrados em suas áreas de atuação.

A boa notícia é que todas as edições de tiragem esgotada estão disponíveis no site em conteúdo integral (ver relação completa aqui) assim como a pesquisa por índice de autores e relação de capas publicadas nas últimas duas décadas. Das edições não esgotadas estão disponíveis somente os editoriais e os sumários. Maiores detalhes sobre assinatura da revista no próprio site.

Impossível falar sobre a USP e não mencionar a biblioteca digital brasiliana que, tendo como base o acervo doado por José MIndlin, "se oferece como um instrumento de multiplicação, de universalização de acesso, de democratização dos meios que permitem uma formulação mais sólida da memória nacional e uma reflexão ampliada sobre a cultura brasileira", conforme definição do projeto (recomendo as edições originais de Machado de Assis e todos os números do Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, apesar de publicado em Londres, de junho de 1808 a dezembro de 1822).

6 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 melhores distopias da literatura

My Question for Myself

As 20 obras mais importantes da literatura argentina

As 20 melhores utopias da literatura

Hilda Hilst - Da poesia

O Idiota - Fiódor Dostoiévski