Melhor Blog de 2010 - Concurso Deutsche Welle

Ushahid
Divulgado o resultado da sexta edição do concurso internacional de weblogs da Deutsche Welle, The Bobs. O melhor blog de 2010 é, na verdade, uma plataforma que permite a geração de conteúdo e atualização pelos próprios usuários com informações através de telefones celulares e serviços de mídia social. A tecnologia batizada de “Ushahid(testemunha em Swahili) foi desenvolvida para mapear os conflitos que aconteceram após as eleições de 2008 no Quênia.

Uma equipe internacional, composta por 20 pessoas em sua maioria africanos e norte-americanos, disponibiliza um software livre, ou seja, com código fonte aberto, o que permite utilização gratuita e modificação pelos próprios usuários. Este software é um mapeamento de crises, com aplicações que variam desde o mapa de crimes em Atlanta até a crise no Haiti. As informações sobre, por exemplo, a localização de vítimas soterradas no Haiti ou a necessidade de bens de ajuda humanitária são utilizadas pelas organizações de salvamento nas suas missões.

Na categoria de melhor blog em português o vencedor foi Física na Veia, do professor Dulcídio Braz, que procura divulgar e popularizar os conceitos da física para o grande público. O Brasil marcou presença também em duas categoria especiais: Mudanças Climáticas, com o blog Coluna Zero e o prêmio Blogwurst para blogs bizarros, cômicos e únicos que foi para o Blog do Além. A premiação dos vencedores ocorrerá na Alemanha durante o evento Global Media Forum, organizado pela Deutsche Welle entre 21 e 23 de junho em Bonn.

Comentários

Susy Freitas disse…
nossa, o mais surpreendente realmente é a opção de votar num blog bizarro! XD
mas achei bem legal premiarem um blog de física, que normalmente não seria um assunto muito popular.
Alexandre Kovacs disse…
fdots, o blog do Além apresenta uma idéia muito original: criar postagens para personalidades da história mundial e brasileira (vale até Tim Maia) como se elas estivessem vivas.
Unknown disse…
Pelo visto na premiação não foi levado em conta apenas o conteúdo. Ficou uma impressão que a participação ou interação entre o autor e leitores teve um peso bastante grande. Só não visitei o site bizarro. Mas tenho uma boa idéia por viver no Brasil. Um grande abraço, meu caro.
myra disse…
pena, nao conheço...vim te dar meu abraço, como sempre,

e espero que vc. venha me ver e possa ir ver o blog de meu irmao, logico se tem tempo...
Alexandre Kovacs disse…
Djabal, sem dúvida que o conceito de interação com o público foi decisivo na escolha e, é claro, a postura politicamente correta do blog Ushahid. Concordo que estamos totalmente qualificados para a categoria "bizarros". Obrigado amigo pelo coméntário sempre oportuno!
Alexandre Kovacs disse…
Myra, obrigado pela visita e vou lá agora mesmo visitar o seu blog!
nostodoslemos disse…
K disse (*):

"Um 2010 com muito A..."
Mandou bem!

(*)recordação literalmente sumiu...

:(
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, você e as suas mensagens criptografadas! Em postagem aqui no Mundo de K desejei "um 2010 com muitos e belos textos, romances, contos, poemas, músicas e tudo aquilo que ainda pode fazer da raça humana uma coisa melhor!, mas não sei se respondi ao seu comentário :)

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura