Objeto de Desejo

FotografiaFrida Kahlo: Suas Fotos - Editora Cosac Naify - 524 páginas - 410 ilustrações - Capa dura e sobrecapa de papel - Organização e introdução: Pablo Ortiz Monasterio, Tradução: Gênese Andrade - Lançamento: Junho 2010.

Segundo divulgação da editora Cosac Naify, esta fotobiografia com mais de 400 imagens inéditas de Frida Kahlo (1907-1954), escolhidas de um acervo de 6 mil guardadas por mais de 50 anos em um dos cômodos da Casa Azul, onde viveu com Diego Rivera, foi lançada em junho simultaneamente no Brasil – onde terá tiragem única – México, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e outros países da América Latina. As imagens mostram Frida quando menina, seu estúdio, o encontro com Rivera, seu relacionamento com personagens como Breton, Duchamp, Trótski, Henry Ford e Dolores del Río. A influência da fotografia em sua obra, suas referências políticas e estéticas, o sofrimento do corpo, as inúmeras cirurgias, e sobretudo a construção de sua figura pública são analisadas em textos de grandes estudiosos.

Ainda segundo publicação de hoje do blog da editora Cosac Naify e comentário de Hilda Trujillo Soto, diretora do Museu Frida Kahlo, "pelas imagens é possível perceber os afetos e rancores da pintora, que fez intervenções em alguns de seus retratos, coloriu imagens, recortou ou rasgou pessoas. Todas estas interferências estão mantidas no conjunto apresentado no livro, assim como os sinais do tempo e a caligrafia de Frida, que anotava dedicatórias, datas e nomes atrás das fotos."

FotografiaFrida Kahlo pinta o retrato de seu pai, em 1951. Foto Gisele Freund. D.R.© 2010 Banco de México en su carácter de Fiduciario en el Fideicomiso relativo a los Museos Diego Rivera y Frida Kahlo
30 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

20 frases que mostram como o xadrez não é um jogo

As 20 melhores distopias da literatura

Paul Auster avança para a shortlist do Man Booker Prize 2017

As 20 capas de discos que marcaram época

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

20 personagens femininas da literatura mundial