Bob Dylan: The Brazil Series

Este livro de 192 páginas com lançamento previsto para outubro e que já está disponível para pré-venda na Amazon, reúne a nova coleção de pinturas de Bob Dylan: "Brazil Series" a ser apresentada pela primeira vez em Copenhague, em setembro, anunciou nesta segunda-feira o museu dinamarquês Statens Museum for Kunst (ver site do museu aqui). A coleção, constutuída por 40 telas pintadas em acrílico e oito desenhos, está agendada para apresentação pública no período de 4 de setembro a 30 de janeiro de 2011. Segundo o curador-chefe Kaspar Monrad, esta coleção foi criada por Dylan entre 2009 e o primeiro trimestre de 2010 especialmente à pedido deste que é o maior museu da Dinamarca.

Os temas das pinturas referem-se a paisagens da vida cotidiana nas cidades, as favelas e o interior do Brasil. Sobre a sua divisão entre música e pintura, de acordo com declaração de Dylan no site do museu, o artista deve estar sempre se movendo e se transformando, de maneira que é natural uma oscilação entre diferentes formas de expressão artística.

Espero que este trabalho de Dylan não venha a comprometer sua credibilidade artística em outras áreas, pois me causa estranheza o fato dele pintar sobre temas tão distantes da sua realidade e que ele, certamente, não poderia vir a conhecer suficientemente após tão poucas visitas ao Brasil. De qualquer forma vamos aguardar o lançamento com o interesse e imparcialidade que qualquer trabalho de Dylan merece. Ver exemplo abaixo disponível, entre outros, no press release do museu (por acaso alguém sabe onde se localiza a favela "Villa Broncos"?).

Favela Villa Broncos 2010 - Pintura acrílica sobre tela 106,7 X 142,2 cm
16 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 melhores distopias da literatura

My Question for Myself

As 20 obras mais importantes da literatura argentina

As 20 melhores utopias da literatura

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

Stormy Weather - Fotos da National Geographic