Coleções do Museu Barbier-Mueller


O Museu Barbier-Mueller, fundado em 1977, tem a sua sede principal situada em Genebra, Suíça, com o objetivo de preservar, estudar e divulgar uma coleção particular iniciada por Josef Mueller em 1907. Hoje esta coleção já acumula mais de 7000 objetos de arte, incluindo trabalhos da antiguidade clássica e tribal assim como esculturas, máscaras e ornamentos de civilizações "primitivas" de todo o mundo, até mesmo do Brasil. O Museu publica constantemente livros e catálogos para acompanhar as exposições de que participa em todo o mundo.

Vinte anos após a fundação da sede de Genebra, em 1997, foi inaugurado o Museu Barbier-Mueller em Barcelona, Espanha, com coleções representativas das culturas pré-hispânicas da América Central, andina e da Amazônia.

As principais áreas de interesse do Museu são, em ordem de importância, África, Índias Orientais (Indonésia "primitiva"), as Américas  (pré e pós-colombiana), Ásia tribal e, de uma forma geral, as fases pré-históricas ou arcaicas das grandes civilizações (Grécia, Itália, Japão e Índias Orientais). A variedade de imagens e informações disponíveis no site é simplesmente impressionante e a divisão básica para entrada nas coleções através das entradas: Antiguidade, África, Mares do Sul e América do Norte. Vocês não irão se arrepender de passear um pouco por essas páginas.

6 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 melhores distopias da literatura

Paul Celan e o poema hermético

A arte de escrever crônicas

Longlist do Man Booker Prize 2017

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

20 personagens femininas da literatura mundial