Coleções do Museu Barbier-Mueller


O Museu Barbier-Mueller, fundado em 1977, tem a sua sede principal situada em Genebra, Suíça, com o objetivo de preservar, estudar e divulgar uma coleção particular iniciada por Josef Mueller em 1907. Hoje esta coleção já acumula mais de 7000 objetos de arte, incluindo trabalhos da antiguidade clássica e tribal assim como esculturas, máscaras e ornamentos de civilizações "primitivas" de todo o mundo, até mesmo do Brasil. O Museu publica constantemente livros e catálogos para acompanhar as exposições de que participa em todo o mundo.

Vinte anos após a fundação da sede de Genebra, em 1997, foi inaugurado o Museu Barbier-Mueller em Barcelona, Espanha, com coleções representativas das culturas pré-hispânicas da América Central, andina e da Amazônia.

As principais áreas de interesse do Museu são, em ordem de importância, África, Índias Orientais (Indonésia "primitiva"), as Américas  (pré e pós-colombiana), Ásia tribal e, de uma forma geral, as fases pré-históricas ou arcaicas das grandes civilizações (Grécia, Itália, Japão e Índias Orientais). A variedade de imagens e informações disponíveis no site é simplesmente impressionante e a divisão básica para entrada nas coleções através das entradas: Antiguidade, África, Mares do Sul e América do Norte. Vocês não irão se arrepender de passear um pouco por essas páginas.

6 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

20 frases que mostram como o xadrez não é um jogo

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 capas de discos que marcaram época

Exposição World Press Photo 2017 no Rio de Janeiro

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

Sheyla Smanioto - Desesterro