Escritoras Suicidas - Edição N° 42

Site de poesia

Para os amigos que ainda não conhecem, recomendo fortemente uma visita ao site das Escritoras Suicidas. Quem acha que encontrará textos de Virginia Woolf, Sylvia Plath e Ana Cristina Cesar, famosas suicidas da literatura, vai se decepcionar um pouco, pois a ideia, apesar do título provocativo, não é verdadeiramente tratar deste assunto, mas sim divulgar novos talentos da literatura nacional com temas relacionados e/ou narrados do ponto de vista feminino (mas não somente). O site, criado em  outubro de 2005, chega agora, cheio de energia, à edição N° 42 com as seguintes convidadas especiais: Adélia Prado, Ana Peluso, Neusa Doretto e Soledade Santos. O tema proposto para esta edição também promete: masturbação / proposta / phoenix.

A iniciativa deu tão certo que já virou até livro: "Dedo de Moça uma antologia das escritoras suicidas" lançado em 2009 pela editora TERRACOTA e reunindo contos e poemas de 30 autoras do site selecionados das edições dos quatro primeiros anos. Nelson de Oliveira define bem o trabalho do grupo no seguinte trecho da orelha do livro: "Escritoras Suicidas não é simplesmente um dos melhores sites literários da web brasileira, é antes de tudo um território misterioso, místico, mágico. Uma região plena de eros (escritoras = escrituras = criação, vida) e tânatos (suicidas = suicídio = morte). Paisagem animada pela anima-de-muitas-cabeças que só a internet podia gerar".

Toda a produção publicada, desde a primeira edição, está disponível para consulta online no site e algumas ex-suicidas já se tornaram escritoras premiadas e conhecidas do grande público como Andréia del Fuego, Bruna Beber e Carola Saavedra, para citar alguns exemplos. Vale ressaltar que nem todas as escritoras são mulheres, em alguns casos temos homens disfarçados como nos exemplos de Dominique Lotte e Romina Conti, pseudônimos, respectivamente, dos escritores Iosif Landau e Rodrigo de Souza Leão, falecidos em 2009. Enfim, é uma grande viagem ao mundo da literatura e uma surpresa renovada em cada edição.
14 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

100 Livros Notáveis em 2017 - New York Times

Fernando Morais - Corações Sujos

As 20 melhores distopias da literatura

19ª Festa do Livro da USP

Tianjin Binhai Library, a mais nova biblioteca da China

As 20 obras mais importantes da literatura francesa