Escritoras Suicidas - Edição N° 42

Site de poesia

Para os amigos que ainda não conhecem, recomendo fortemente uma visita ao site das Escritoras Suicidas. Quem acha que encontrará textos de Virginia Woolf, Sylvia Plath e Ana Cristina Cesar, famosas suicidas da literatura, vai se decepcionar um pouco, pois a ideia, apesar do título provocativo, não é verdadeiramente tratar deste assunto, mas sim divulgar novos talentos da literatura nacional com temas relacionados e/ou narrados do ponto de vista feminino (mas não somente). O site, criado em  outubro de 2005, chega agora, cheio de energia, à edição N° 42 com as seguintes convidadas especiais: Adélia Prado, Ana Peluso, Neusa Doretto e Soledade Santos. O tema proposto para esta edição também promete: masturbação / proposta / phoenix.

A iniciativa deu tão certo que já virou até livro: "Dedo de Moça uma antologia das escritoras suicidas" lançado em 2009 pela editora TERRACOTA e reunindo contos e poemas de 30 autoras do site selecionados das edições dos quatro primeiros anos. Nelson de Oliveira define bem o trabalho do grupo no seguinte trecho da orelha do livro: "Escritoras Suicidas não é simplesmente um dos melhores sites literários da web brasileira, é antes de tudo um território misterioso, místico, mágico. Uma região plena de eros (escritoras = escrituras = criação, vida) e tânatos (suicidas = suicídio = morte). Paisagem animada pela anima-de-muitas-cabeças que só a internet podia gerar".

Toda a produção publicada, desde a primeira edição, está disponível para consulta online no site e algumas ex-suicidas já se tornaram escritoras premiadas e conhecidas do grande público como Andréia del Fuego, Bruna Beber e Carola Saavedra, para citar alguns exemplos. Vale ressaltar que nem todas as escritoras são mulheres, em alguns casos temos homens disfarçados como nos exemplos de Dominique Lotte e Romina Conti, pseudônimos, respectivamente, dos escritores Iosif Landau e Rodrigo de Souza Leão, falecidos em 2009. Enfim, é uma grande viagem ao mundo da literatura e uma surpresa renovada em cada edição.
14 comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

20 frases que mostram como o xadrez não é um jogo

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 capas de discos que marcaram época

Exposição World Press Photo 2017 no Rio de Janeiro

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

Sheyla Smanioto - Desesterro