Granta Vol. 4 - Ambição

Literatura
Revista Granta Vol. 4 - Editora Objetiva, Selo Alfaguara, 2009 - parcialmente traduzido da edição 58 em inglês com o título: Ambition.

A quarta edição brasileira da Granta tem como referência o tema Ambição e incorpora dois textos traduzidos do número 58 da edição inglesa: o conto "Amante" de Joyce Carol Oates e "Heráldica" do crítico George Steiner, ambos inéditos no Brasil. Complementam a edição os textos de Haruki Murakami, Luis Fernando Verissimo, Joyce Carol Oates, Sérgio Sant’Anna, George Steiner, Miguel Sanches Neto, Annie Proulx, Elena Lappin, Edward Platt, Kathleen Jamie e  um ensaio fotográfico de João Wainer. Ótimos os contos de Haruki Murakami (apesar de não ter relação com o tema do livro) e de Miguel Sanches Neto que comprovam mais uma vez como a diversidade de estilos é a chave do sucesso da Granta. 

Especialmente para esta edição os brasileiros Milton Hatoum, Eucanaã Ferraz, Adriana Lisboa e João Paulo Cuenca foram convidados a desenvolver o tema "Ambição de Escritor". O texto de Adriana Lisboa mostra que as ambições se modificam com o tempo e de como "às vezes a vida vai subtraindo ambições em vez de acrescentar". João Paulo Cuenca tem uma avaliação aparentemente na mesma linha quando chega à conclusão de que "as ambições estão cada vez mais materialmente modestas (um pequeno apartamento em Paris) e cada vez mais subjetivas (a compreensão absoluta, o amor incondicional etc)", mas é Milton Hatoum que melhor sintetiza o tema com a seguinte conclusão: "Hoje, depois de ter publicado quatro romances e um livro de contos, sei que a ambição literária pode derrotar ou amargurar um escritor; que a 'política literária' ou o empenho do autor não servem para muita coisa; aliás, não servem para nada, pois um texto literário só depende de sua qualidade. Entendi que a maior ambição de um escritor é conquistar bons leitores, mas para isso é preciso oferecer-lhes um texto consistente, dotado de verdade, uma verdade nada ontológica, e sim a verdade das relações humanas, transfigurada pela linguagem.".
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

A arte de escrever crônicas

As 20 melhores distopias da literatura

Paul Celan e o poema hermético

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

As 20 melhores utopias da literatura

20 personagens femininas da literatura mundial