Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2011

Julianne Moore, carisma, moda e quadros famosos

Imagem
Fernando Meirelles, durante as filmagens de  "Ensaio sobre a Cegueira", criou um blog chamado "Blindness" para descrever a rotina de trabalho e a evolução da produção. Neste blog ele escreveu uma postagem sobre o carisma de certos atores exemplificado por uma observação do fotógrafo César Charlone sobre Julianne Moore. Segundo ele, os enquadramentos feitos no período de descanso dos atores, quando se utilizam "stand ins", pessoas que ocupam as marcações temporariamente para preparação da iluminação, sempre se mostravam insatisfatórios ou incompletos, pois a imagem só se concretizava com a presença de Julianne Moore.

Mais uma prova do carisma de Julianne Moore foi apresentada pelo fotógrafo Peter Lindbergh que preparou uma série para a revista de moda Harper´s Bazaar em 2008 inspirada em quadros famosos de Egon Schiele, Gustav Klimt, Modigliani entre outros. A dica para este ensaio fotográfico foi do Alessandro Martins no seu blog sempre inspirador Livro…

valter hugo mãe - o remorso de baltazar serapião

Imagem
valter hugo mãe - o remorso de baltazar serapião - Editora 34 - 200 páginas - Edição apoiada pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas/Portugal - Lançado no Brasil em 2010.
O jovem escritor angolano de 39 anos, radicado em Portugal, valter hugo mãe (assim mesmo em minúsculas como ele gosta de escrever) é um dos nomes mais elogiados da literatura portuguesa contemporânea, principalmente pelo fato de ter sido o vencedor do Prêmio Literário José Saramago em 2007, com este mesmo romance (único lançado no Brasil até o momento) e também por ter sido definido pelo próprio Saramago como um "tsunami literário". Presença confirmada na FLIP 2011, quando será lançado pela editora Cosac Naify o seu romance de 2010: "a máquina de fazer espanhóis", valter hugo mãe, além de romancista é também poeta, editor, artista plástico, vocalista da banda Governo e DJ nas horas vagas. Como se não bastassem tantas atividades, o autor mantém um blog:  www.casadeosso.blogspot.com e uma pági…

António Lobo Antunes - O trabalho sem fim do escritor

Imagem
Crônica de António Lobo Antunes na Revista Visão de 14/04/2011: "Deste profundo abismo, senhor". Mantida a ortografia original que não segue o novo acordo ortográfico que passou a vigorar no Brasil e em todos os países da comunidade de língua portuguesa em 2009. Com toda a razão, afinal os acordos é que devem seguir o Lobo Antunes e não o contrário e, por sinal, como escreve bem este homem.
"Os livros que escrevi trazem o meu nome mas tenho dificuldade em encontrar os seus autores. Só aquele que estou a escrever é feito por mim, os restantes parece-me sempre terem sido outros homens que os compuseram. Posso reconhecer-me no que sou hoje em algumas expressões, alguns desenhos de frase, alguns parágrafos talvez, gosto deles mas afiguram-se-me passos já dados, e que não desejo repetir, na direção do meu trabalho de agora, que, de certo modo, os engloba a todos. Julgo que compõem um único texto, ou que são afluentes de um único texto ainda não completo, e que, por m…

Revista Pessoa Nº 2

Imagem
Já está disponível a edição on-line da Revista Pessoa Nº 2 com  destaques para a entrevista com o premiado escritor amazonense Milton Hatoum e trecho inédito do último livro do  português Jorge de Sena, além de diversas outras matérias de divulgação das culturas que formam a comunidade da língua portuguesa em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Uma matéria interessante e certamente muito atual é: "Literatura em Pílulas - twitter derruba intermediários entre escritor e leitor" de Alexandre Spatuzza onde são apresentados exemplos de como fazer literatura em 140 caracteres por autores como Marcelino Freire, Fabrício Carpinejar e Ondjaki entre outros. As edições da Revista Pessoa são distribuídas gratuitamente, com periodicidade trimestral, em bibliotecas, universidades, centros e espaços culturais.

Darcy Ribeiro - O povo brasileiro

Imagem
Darcy Ribeiro - O povo brasileiro - Editora Companhia das Letras - 480 páginas - Capa de Hélio de Almeida - Lançamento de 20/04/1995.
A análise apaixonada e parcial de Darcy Ribeiro sobre as origens do nosso povo e a formação da nação brasileira se, por um lado, não segue o rigor científico dos manuais de antropologia e sociologia, por outro, estabelece um clima de cumplicidade e até mesmo de criação literária ao tentar responder à clássica pergunta: "por que o Brasil ainda não deu certo?". Ao explicar as diferenças e as particularidades regionais, a saber: a cultura crioula do litoral, cabocla da população amazônica,  sertaneja  do Nordeste, a caipira do Sudeste e sulista dos gaúchos, Darcy Ribeiro ocupa um papel fundamental na bibliografia nacional  ajudando a combater um certo complexo de inferioridade que está enraizado em nossa história e cultura.

Os brasileiros, resultantes do encontro entre o pequeno grupo de invasores portugueses com os índios e negros africanos, repr…

Clássicos - Gibson Les Paul

Imagem
Seria uma injustiça falar de modelos clássicos de guitarra e esquecer a Gibson Les Paul, que disputa com a Fender, desde o século passado, a preferência dos músicos em todo o mundo. Lançada no mercado em 1952 como uma opção à Fender Telecaster ela conquistou uma legião de admiradores de todos os estilos como Bob Marley, Jimmy Page (Led Zeppelin), Alex Lifeson (Rush),  Pete Townshead (the Who), Steve Howe (Yes) e mais recentemente Slash (Guns and Roses). Assim como no site da Fender, a Gibson também disponibilizou aulas online de todos os níveis. Para os fãs, uma seleção de wallpapers com instrumentos da Gibson pode ser acessada aqui.

Para ser ainda totalmente imparcial em comparação com a postagem da Fender Stratocaster, este aí ao lado é o livro comemorativo de 50 anos da Gibson Les Paul: 50 Years of the Gibson Les Paul de Tony Bacon, editora Backbeat Books, lançado em 2002 (ver algumas páginas na Amazon aqui). Assim como os modelos Stratocaster e Telecaster da Fender, a Les Paul mant…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...