Erik Durschmied - Fora de Controle

história guerras
Erik Durschmied - Fora de Controle - Como o acaso e a estupidez mudaram a história do mundo - Editora Ediouro - 432 páginas - Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira - Lançamento 2004.

Todas as guerras são absurdas e sem sentido, isto não é novidade para ninguém, mas o que certamente é muito pouco divulgado e discutido é a forma decisiva como fatores meramente casuais, erros de avaliação ou a simples postura egocêntrica de alguns generais e líderes políticos, definiram os vencedores e perdedores (se é que esses termos podem se aplicar, neste caso) e, consequentemente, boa parte da história. Nas palavras do autor: "muitas batalhas foram decididas por um capricho meteorológico, por um serviço de inteligência ruim (ou bom), por algum ato inesperado de heroísmo ou pela incompetência individual". A decisão de lançar a bomba atômica em Hiroshima em 6 de agosto de 1945, por exemplo, e não nas cidades de Kokura, Niigata ou Nagasaki se deveu à condição preferencial de nebulosidade daquele dia em Hiroshima. Esta decisão acarretou a morte instantânea de 140 mil civis.

O jornalista e historiador austríaco Erik Durschmied é, sem dúvida, uma autoridade neste assunto porque foi correspondente de guerra da BBC e CBS, cobrindo vários conflitos marcantes da história do século XX, como o Vietnã, Beirute, Irã e Iraque, só para citar alguns. Erik Durschmied ilustra o seu argumento descrevendo algumas das batalhas mais antigas da história, como Tróia e as Cruzadas, até chegar às guerras do século XX, o século que ficará marcado por duas guerras mundiais e o desenvolvimento das armas nucleares de destruição em massa. A queda do muro de Berlim, em 1989, mereceu um capítulo à parte e, como bem destacou o autor, talvez tenha sido a única batalha a ser decidida sem disparar um único tiro.

O texto de Erik Durschmied não tem a profundidade da análise política, econômica e histórica dos livros de Eric Hobsbawm, por exemplo, nem a beleza literária das descrições inesquecíveis da batalha de Waterloo de 1805 que Victor Hugo descreveu com detalhes em Os Miseráveis ou as batalhas de Napoleão no período de 1805 a 1813 que  Tolstoi utilizou como pano de fundo para seu romance Guerra e Paz mas, mesmo assim, este livro oferece uma excelente oportunidade de revisitar alguns dos eventos mais importantes da história universal de um ponto de vista objetivo e jornalístico.

Comentários

nostodoslemos disse…
Kovacs,
Sempre importante registrar a história humana, entretanto, será que temos tempo suficiente para leituras informativas, com tantas opções de literatura e tão pouco tempo?
Fazer uma faxina em nossas opções de leitura é uma necessidade, prioridade que devemos exercitar com frequência, e olha que falo de 'liberar' livros mesmo, para que novas outras possibilidades surjam.
Como disse um dia: melhor do que saber o que ler, é ter certeza do que não ler.
Alexandre Kovacs disse…
Lígia, este livro me fez pensar em como a história consegue ser muitas vezes mais fantasiosa e surpreendente do que a própria literatura.

Também como sempre digo por aqui a nossa lista de livros que merecem ser lidos é inesgotável (felizmente).
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre Kovacs disse…
António, obrigado pela visita e comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura