Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2012

Prêmios literários

Divulgados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2012, Suzana Montoro, autora de "Os hungareses" (Ofício das Palavras), e Bartolomeu Campos de Queirós (in memoriam), que escreveu "Vermelho Amargo" (Cosac Naify), foram os vencedores das categorias "Melhor Livro do Ano - Autor Estreante" e "Melhor Livro do Ano", respectivamente, com direito a R$ 200 mil cada, o maior valor no Brasil para uma premiação de literatura.

Nesta quinta edição do Prêmio São Paulo de Literatura, foram selecionados 20 finalistas, dez para cada categoria, dentre um total de 209 livros participantes. O júri foi composto por acadêmicos, críticos literários, livreiros, escritores e bibliotecários. A decisão do júri acabou surpreendendo já que os autores favoritos eram: Michel Laub, Luiz Ruffato e Tatiana Salem Levy.

Comentários

Anônimo disse…
Kovacs, fiquei muito feliz com a premiação, ainda que tardia, de Bartolomeu Campos de Queirós. Só conheço dele, Vermelho amargo que é uma prosa poema. Tão encantador que me vi por dias com as imagens desse livro e seu "amargor". Vale a pena ler. É coisa de uma tarde. E a edição da Cosac Naify está estupenda. Um abraço,
Alexandre Kovacs disse…
Peregrina / Ladyce, então é mais uma recomendação importante para lermos Vermelho Amargo. Obrigado por comentar!

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura