Yuko Shimizu


Podemos encontrar as premiadas ilustrações da japonesa Yuko Shimizu em publicações da New Yorker, Time ou Rolling Stone, assim como em anúncios para grandes corporações como a Microsoft e Target. Ela reside em Nova York desde 1999, cidade que sempre foi uma das grandes inspirações para o seu trabalho. Difícil é selecionar somente alguns exemplos da sua arte, mas em sua página oficial existe muito mais material disponível ou também na sua fan page do facebook ou blog. Uma influência evidente é da artista pop japonesa Yayoi Kusama (Polka Dot), como podemos notar pelas bolinhas da ilustração abaixo. Yuko Shimizu utiliza uma mistura de técnicas tradicionais (desenhando os contornos à mão com tinta nanquim) e, após digitalizar o desenho, finaliza as cores com ferramentas de editoração eletrônica.
 
 Ilustração 

Na verdade, as influências nos seus projetos não vêm apenas de pintores, ilustradores e artistas plásticos, mas também de outras formas de expressão como a literatura (Haruki Murakami e Yukio Mishima), cinema (Wong Kar-wai e John Woo) e até mesmo de ícones da moda como Jean Paul Gaultier (ver aqui postagem no blog de Yuko Shimizu onde ela escreve sobre suas influências). Ah sim, é importante não confundi-la com outra ilustradora japonesa famosa de mesmo nome, criadora da Hello Kitty (ela deve ficar muito brava com isso).

Ilustração

A ilustração acima foi feita para o metrô de Nova York, tendo como tema a Grande Estação Central e divulgada em posters nas estações entre 2011 e 2012 (parte do projeto Arts for Transit do MTA). Vale muito a pena conhecer aqui o processo criativo e a história por trás desta ilustração pela própria Yuko. Ela conta, por exemplo, que a garotinha asiática no topo da ilustração é uma representação dela própria quando criança. Vocês não acham que as ilustrações de Yuko Shimizu têm tudo a ver com literatura?
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

A arte de escrever crônicas

As 20 melhores distopias da literatura

Explicação da Eternidade, um poema de José Luís Peixoto

O Idiota - Fiódor Dostoiévski

As 20 melhores utopias da literatura

20 personagens femininas da literatura mundial