Yasutaka Tsutsui - Hell

Literatura japonesa
Yasutaka Tsutsui - Hell - 199 páginas - editora Alma Books (lançamento 2008) - tradução de Evan Emswiler.

O inferno imaginado por Yasutaka Tsutsui é um lugar muito parecido com o mundo real, tanto assim que os personagens que chegam por lá nem parecem perceber que já não pertencem ao mundo dos vivos, exceto pela ausência de emoções e sentimentos negativos que costumavam acumular em suas existências passadas.

Em nenhum momento fica claro para o leitor quais os critérios, religiosos ou morais, que definem a passagem para este lugar onde "convivem" gangsters da Yakuza, homens de negócios, atores ou simplesmente motoristas de taxi. Os personagens têm a capacidade de ler as mentes uns dos outros e presenciar momentos de suas vidas anteriores. Uma idealização do mundo das sombras sem a conotação de punição e sofrimento de outras obras da literatura. Na verdade, muito mais um purgatório no sentido ocidental do termo.

Nobutero, Yuzo e Takeshi são três amigos que dividem um passado comum, um acidente decorrente de uma brincadeira na infância, que provocou a invalidez de Takeshi. Os três, após muitos anos de afastamento, irão se reencontrar no inferno, um lugar onde o tempo e espaço tem um significado diferente.

Yasutaka Tsutsui é muito popular no Japão como autor de ficção científica tendo, no entanto, apenas dois outros livros traduzidos para o inglês: “Paprika” e “Salmonella Men on Planet Porno”. O fino humor negro de Tsutsui e a sua tendência à sátira social, fazem com que seja comparado à Kurt Vonnegut pela resenha do jornal inglês Guardian, nada mal para um autor praticamente desconhecido no ocidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura