Biblioteca do Futuro - Livros para ler no próximo século

Katie Peterson

A artista escocesa Katie Peterson está desenvolvendo um projeto chamado Future Library (Biblioteca do Futuro) com base na ideia original de que, a cada ano, uma obra inédita de ficção escrita por diferentes autores será incluída em uma coleção com os manuscritos guardados em Oslo, na Noruega, até o ano 2114, quando finalmente os cem livros serão publicados. Mil árvores foram plantadas em uma região próxima à capital norueguesa para fornecer o papel no qual as obras serão impressas.

A escritora canadense Margaret Atwood é o primeiro nome de peso a confirmar a participação no projeto e encaminhar o seu trabalho (com o título de "Scribbler Moon") que somente será revelado daqui há um século. Atwood declarou que está "muito honrada" em participar e também que "esse projeto pelo menos acredita que a raça humana ainda vai estar por aqui dentro de cem anos." O inglês David Mitchell, que já confirmou sua participação, é o próximo autor que fará parte da Biblioteca do Futuro.

Os livros ficarão sob a guarda de uma comissão que inclui importantes editoras e editores. A cada ano, a comissão convidará um escritor para contribuir com uma obra para a coleção de manuscritos inéditos. Os textos serão mantidos dentro de uma sala projetada especialmente para alojá-los na Biblioteca Deichman, em Oslo.

Agora me ocorre que, infelizmente, assim como a idealizadora do projeto, também eu e até mesmo você, que está lendo esta postagem, nunca poderemos ler os livros dessa coleção secreta que só estarão disponíveis no século XXII.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa