As 20 melhores utopias da literatura

livros sobre utopia
Abraham Ortelius - Maris Pacifici (1589)

A utopia no século XXI está, infelizmente, muito próxima do significado dos radicais gregos "não" e "lugar" que originaram a expressão "não-lugar" ou, mais precisamente, "lugar que não existe". A utopia representa portanto uma civilização ideal que possa realizar o sonho de uma sociedade sem diferenças, uma meta difícil de ser atingida em um mundo cada vez mais dividido pelos conflitos religiosos, econômicos e políticos. 

Quando Thomas More lançou Utopia em 1516, criando este ideal de mundo perfeito, a humanidade vivia sob o impacto das grandes descobertas e ainda parecia possível o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humanista. De qualquer forma, o termo permaneceu até os nossos dias influenciando a criação de obras de filosofia, política, ou simplesmente ficção. Segue em ordem cronológica uma seleção das 20 melhores utopias imaginadas (mas nunca concretizadas) pelo homem na literatura.

livros sobre utopia
(01) A República (380 a.c.) - Platão

A obra pode ser considerada utópica por registrar os diálogos de Sócrates relativos à diversos temas filosóficos e sociais, assim como condutas políticas para administração de uma cidade, independente dos interesses particulares e visando o bem estar coletivo da sociedade (um tema atual que explica porque Sócrates foicondenado à morte ao contrariar os governantes da época). Sinopse da Editora: "Os argumentos aduzidos em torno do problema da tirania e da democracia encontram-se na pauta dos conflitos e dos debates de nossa contemporaneidade, com uma atualidade que tem a extensão global do mundo em que vivemos."

livros sobre utopia
(02) Utopia (1516) - Thomas More

Thomas More (1478 - 1535) imaginou uma ilha chamada Utopia e uma sociedade sem propriedade privada, livre de imposições religiosas ou do Rei. Devido à sua defesa pelos ideais de liberdade, More foi condenado por traição e, mais tarde, à morte por se recusar a aceitar o novo matrimônio de Henrique VIII. Sinopse da Editora: "A utopia de More é um patrimônio cultural tão rico que não cabe apenas no espaço comprimido da tradição acadêmica que a quer domesticar. Ao pensar uma sociedade viável, cria um instrumento crítico com o qual podemos medir nossa realidade."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Utopia de Thomas More

livros sobre utopia
(03) A Cidade do Sol (1602) - Tommaso Campanella

Esta obra foi escrita durante o período de 27 anos em que o frei dominiciano Tommaso Campanella (1568 - 1639) esteve preso em Nápoles, sob a acusação de heresia. O autor foi certamente influenciado por obras como Utopia e A República ao descrever o que seria uma cidade ideal e o sonho utópico de uma sociedade justa. Sinopse da Editora: "Esta obra constrói, através de um diálogo entre interlocutores, a imagem de como seria a cidade ideal na visão do autor. Nesta cidade quem manda é um chefe espiritual e temporal chamado Sol assistido por três príncipes: Poder, Sabedoria e Amor."

livros sobre utopia
(04) Nova Atlântida (1624) - Francis Bacon

Francis Bacon (1561 - 1626) atuou como político e filósofo, sendo considerado como o fundador da ciência moderna ao se dedicar à metodologia científica, norteada pelo raciocínio indutivo e o empirismo. Em Nova Atlântida, uma obra que ficou incompleta, é apresentada uma sociedade com direitos e deveres iguais e discutida a importância da natureza, um tema também muito atual. Sinopse da Editora: "Ler Bacon é voltar a colocar as perguntas mais simples mas também mais decisivas: O que é conhecer? Para quê conhecer? Se o conhecimento é uma forma de poder, como deve ser este poder exercido?" 
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Nova Atlântida de Francis Bacon

livros sobre utopia
(05) Cândido (1758) - Voltaire

Voltaire (1694 - 1778) critica com muito bom-humor as regalias da nobreza francesa da época e a perseguição religiosa da Santa Inquisição. Em Cândido, o protagonista segue a filosofia do fictício filósofo Pangloss que afirma que "todos os acontecimentos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis" em uma utopia cega às avessas e um otimismo absurdo que logo pagaria o seu preço na iminente Revolução. Sinopse da Editora: "As aventuras de um jovem que percorre três continentes numa sucessão vertiginosa de desgraças, fugas e suplícios, sempre acreditando, apesar das evidências, que este é 'o melhor dos mundos possíveis'."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Cândido de Voltaire

livros sobre utopia
(06) Do Contrato Social (1762) - Jean Jacques Rousseau

Segundo a filosofia de Rousseau (1712 - 1778), o homem seria naturalmente bom, sendo a sociedade, comandada pela política (normalmente corrupta), a culpada pela "degeneração" dele. O contrato social deveria portanto nortear o acordo entre os indivíduos para se criar uma sociedade justa e equilibrada, e só então um Estado. O contrato deveria garantir um pacto e não um status de submissão do povo ao Governo. Sinopse da Editora: "Polêmico e controverso, o livro suscitou um debate que dura até os dias de hoje e que atravessa muitos campos do conhecimento humano."
Livros sobre utopia
(07) O Capital (1848) - Karl Marx

Uma obra importante de Karl Marx (1818 - 1883) que originalmente pretendia denunciar a desigualdade social entre a burguesia e o proletariado devido à injusta política de produção capitalista, mas que, até hoje, não conseguiu realizar o sonho do socialismo utópico e o equilíbrio entre capital e trabalho assalariado. Sinopse da Editora: "O capital é uma contribuição basilar ao pensamento anticapitalista, em especial a tradição marxista, que de certo modo se consolida com este livro. O objetivo de Marx era, por meio de uma crítica da economia política, compreender como o capitalismo funciona."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar O Capital de Karl Marx

Livros sobre utopia
(08) Erewhon (1872) - Samuel Buttler

O inglês Samuel Buttler (1835 - 1902) publicou de forma anônima este romance que tem o nome de um país fictício descoberto pelo protagonista e é uma sátira à sociedade vitoriana da época. O autor trabalhou na Nova Zelândia como um criador de ovelhas e utilizou suas memórias para criar Erewhon, assim como também foi influenciado pelo trabalho de Jonathan Swift em As Viagens de Gulliver de 1726 (outra importante sátira utópica). A sua primeira edição esgotou-se em apenas três semanas. Obra ainda inédita no Brasil.

livros sobre utopia
(09) Notícias de Lugar Nenhum (1890) - William Morris

William Morris (1834 - 1896) era pintor e escritor e foi um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra. Ele planejava desenvolver belos objetos a preços acessíveis, ou mesmo gratuitamente. Em "Notícias de Lugar Nenhum" ele descreve uma sociedade utópica, futurista (em 2012) e sem fábricas, onde a natureza é preservada e todos trabalham para o bem comum (infelizmente isto não ocorreu). Edição descontinuada em português (no Brasil e Portugal).

Livros sobre utopia
(10) A Utopia Moderna (1905) - H. G. Wells

H. G. Wells (1866 - 1946) é conhecido como o pai da ficção científica e escreveu livros que foram exaustivamente adaptados para o cinema devido à sua originalidade, A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos são exemplos de romances que já fazem parte da nossa herança cultural popular e descrevem utopias ou distopias. Neste livro, lançado originalmente em 1905, dois viajantes ingleses descobrem um mundo alternativo que é governado como uma utopia pós-moderna. Obra ainda inédita no Brasil e Portugal.
Livros sobre utopia
(11) Peter e Wendy (1911) - James Matthew Barrie

Um livro que dispensa apresentações no seu título consagrado, "Peter Pan". Na verdade, não consigo imaginar utopia melhor do que a Terra do Nunca imaginada neste clássico da literatura infantil por James Matthew Barrie (1860 - 1937), um lugar onde um grupo de crianças vive para sempre sem envelhecer jamais. A obra se tornou tão famosa que transformou-se em um termo psiquiátrico, "Síndrome de Peter Pan" para descrever um adulto que receia os comprometimentos e/ou se recusa a agir conforme a sua idade, um comportamento cada vez mais comum em nossa sociedade moderna, tanto para homens quanto mulheres.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar a edição em inglês de Peter and Wendy 

Livros sobre utopia
(12) Herland (1915) - Charlotte Perkins Gilman

Como o título já deixa adivinhar, uma utopia essencialmente feminina onde a autora, Charlotte Perkins Gilman (1860 - 1935), imaginou uma sociedade isolada, composta somente por mulheres que se reproduziam através de um processo de partenogênese (reprodução assexuada). Como resultado uma sociedade ideal, livre de guerras, conflitos e dominação (difícil de acreditar, não é mesmo?). A autora serviu como inspiração para o movimento feminista, mas o livro só foi publicado em 1979.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar Herland de Charlotte Perkins Gilman

Livros sobre utopia
(13) Horizonte Perdido (1933) - James Hilton

Uma das melhores representações de paraíso na terra criadas pela literatura por James Hilton (1900 - 1954). No romance, uma mistura de aventura e espiritualidade, um grupo de pessoas, fugindo da guerra, é sequestrado e mantido em uma distante montanha do Tibete, chamada de Shangri-lá. Mais um grande sucesso de adaptação, por duas vezes (1937 e 1973), para o cinema. Sinopse da Editora: "A obra sintetizou o descontentamento do mundo com os valores ocidentais após a Primeira Grande Guerra, e revela de forma original e envolvente os segredos da sabedoria oriental."
Livros sobre utopia
(14) Islandia (1942) - Austin Tappan Wright

Um país imaginário no qual Austin Tappan Wright (1883 - 1931) trabalhou durante toda a vida como passatempo. Após su
a morte foi descoberta a detalhada história de Islandia com geografia, genealogia, língua e cultura próprias. Uma das características desta sociedade utópica é que, enquanto a civilização islandesa é tecnologicamente primitiva, está muito adiantada em termos de compreensão da emoção humana e da psicologia. O livro foi publicado por sua esposa e filha postumamente em 1942. A obra continua inédita no Brasil e Portugal.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar a edição em inglês de Islandia

Livros sobre utopia
(15) O Fim da Infância (1953) - Arthur C. Clark

Um clássico da ficção científica escrito por Arthur C. Clark (1917 - 2008), autor também de 2001: uma Odisséia no Espaço. Em O Fim da Infância, ocorre uma invasão alienígena pacífica da Terra que passa a ser governada pelos misteriosos invasores. O planeta passa por um período de paz e prosperidade, será que a utopia vem do espaço? Sinopse da Editora: "Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar O Fim da Infância de Arthur C. Clarck

(16) A Ilha (1962) - Aldous Huxley

Último livro de Aldous Huxley (1894 - 1963) tem como enredo a ilha fictícia de Pala onde vive uma sociedade isolada do mundo e controlada por uma seita formada por religiões orientais e ciência. Os habitantes desta sociedade tem uma existência feliz e integrada com a natureza, uma verdadeira utopia. Sinopse da Editora: "É provavelmente o livro mais desencantado de Huxley, e inscreve-se nele a firme convicção de que, entre a ganância e a avidez dos homens, comunidades pacíficas como Pala estão condenadas. Publicada em 1962, A Ilha é um espelho que permite ao homem moderno ver tudo o que está podre na sociedade e em si próprio."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar A Ilha de Adous Huxley

(17) Ecotopia (1975) - Ernest Callenbach

Ernest Callenbach (1929 - 2012) imaginou um romance descrito como uma das primeiras utopias ecológicas que influenciou os movimentos de contracultura e movimentos verdes em todo o mundo (nada mais atual não é mesmo?) O enredo é ambientado em 1999 (25 anos no futuro de 1974). O novo país Ecotopia é formado pela Carolina do Norte, Oregon e Washington. O autor não considerava a sua sociedade imaginária como perfeita, mas "em construção". A obra continua inédita no Brasil e Portugal.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar a edição em inglês de Ecotopia

Livros sobre utopia
(18) A Geração da Utopia (1992) - Pepetela

Pepetela descreve a realidade de Angola pós-independência, confrontando os valores revolucionários originais com o que foi efetivamente construído após a vitória do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) sobre Portugal. Uma prova de que o nosso mundo atual é formado muito mais por distopias do que utopias. Sinopse da Editora: "O romance inova ao abordar não somente as ações, mas os sentimentos e reflexões do MPLA, as contradições e conflitos que permeavam sua organização e as relações estabelecidas entre pessoas que buscavam construir uma nova Angola livre da colonização."
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar A Geração da Utopia de Pepetela

Livros sobre utopia
(19) White Mars (1999) - Brian Aldiss

Descrito como uma utopia do século XXI, este clássico da ficção científica de Brian Aldiss apresenta, em um futuro não muito distante, a colonização de Marte. Pessoas visionárias tentam impedir que os interesses políticos e das grandes corporações transformem Marte no mesmo ambiente de destruição que chegamos no Planeta Terra. A obra continua inédita no Brasil e Portugal.
Onde encontrar o livro: Clique aqui para comprar a edição em inglês de White Mars

Livros sobre utopia
(20) Hominids (2002) - Robert J. Sawyer

O canadense Robert J. Sawyer é um premiado escritor especializado em ficção científica e autor da trilogia Neanderthal Parallax (não traduzida no Brasil) formada por Hominids (2002), Humans (2003) e Hybrids (2003). O enredo trata de dois mundos paralelos, o nosso mundo conhecido e outro onde os Neandertais se tornaram a raça dominante. A obra continua inédita no Brasil e Portugal.

Comentários

Salatiel Neres disse…
Colocar O Capital como "utopia", ou o sujeito não leu ou trata-se de ingenuidade. O Capital é uma crítica da econômica política, uma análise da REALIDADE do capitalismo no séc XIX.

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos