Finalistas do Sony World Photography Awards 2016

Foto de Michael Hanke, República Tcheca
Foto de Michael Hanke, República Tcheca - Categoria Profissional

Uma partida de Xadrez pode parecer uma atividade tediosa para pessoas leigas no assunto e que desconheçam a intensa atividade intelectual e a pressão psicológica envolvida, principalmente em competições oficiais. Não é diferente nos torneios para crianças, como soube captar muito bem o fotógrafo Michael Hanke em uma série de fotos de um campeonato infantil na República Tcheca. Desta série foi selecionada a foto acima entre as finalistas da versão 2016 do Sony World Photography Awards. A imagem foi muito feliz ao mostrar em preto e branco (cor das peças) o tabuleiro ameaçador em primeiro plano e, ao fundo, uma mulher que demonstra forte concentração e determinação, provavelmente incentivando o bom desempenho do filho, percebe-se uma clara expectativa por resultados, talvez maior por parte da mãe.

Foto de Nikunj Rathod, Índia
Foto de Nikunj Rathod, Índia - Categoria Aberta
Já a foto acima (Bird Hunter - "Caçador de Pássaros"), também em preto e branco, expressa a violenta energia do garoto de Mumbai, Índia com o seu estilingue em posição de ataque. O fotógrafo convenceu alguns meninos de rua a utilizar as suas habilidades acertando em uma garrafa no lugar dos pobres pássaros e capturou este preciso momento no qual os meninos competiam entre si.  O Sony World Photography Awards foi criado em 2008 é é dividido em três categorias principais, de acordo com a experiência dos participantes, de fotógrafos amadores até profissionais. Clique nos links para conhecer cada galeria de finalistas: Professional, Open e Youth. 

Foto de Khairel Anuar Che Ani, Malásia
Foto de Khairel Anuar Che Ani, Malásia - Categoria Aberta
Para não faltar ao menos uma  imagem colorida e engraçada, selecionei a foto "Too much practice" que atende muito bem a ambos os requisitos e foi tirada durante o Festival de Melasti em Bali, Indonésia. O grupo de meninas está aguardando o momento da apresentação com roupas típicas intensamente coloridas e maquiagem pesada, a expressão da maioria das jovens é totalmente blasé, parecem mais adultas entediadas do que crianças. O toque de mestre foi capturar o exato momento do bocejo da personagem central que deixa claro o seu desinteresse pelo evento (e por tudo o mais).

Este ano, a organização do concurso recebeu mais de 230.000 inscrições de 186 países, os vencedores de cada categoria serão anunciados em 21 de abril. Estou torcendo para a foto sobre o torneio de Xadrez porque tenho paixão pela atividade, escolha a sua e vote na página do Sony World Photography Awards.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa