Festival de l’incertitude - biblioteca de Fernando Pessoa em Paris

Fundação portuguesa Calouste Gulbenkian

Mais um ótimo motivo para visitar Paris no período de outubro a dezembro deste ano. A Fundação portuguesa Calouste Gulbenkian organizou um programa de exposições, conferências e filmes, entre outros eventos, com o propósito de refletir sobre a importância da incerteza, do desconhecido e sobre o papel da utopia na nossa cultura, por ocasião dos 500 anos da edição do clássico de Thomas More. Para conhecer mais detalhes sobre a agenda completa do evento clique aqui.

Como parte da programação, cerca de 800 títulos da biblioteca particular de Fernando Pessoa, serão mostrados ao público francês até 06 de novembro. É a primeira vez que os livros sairão de Portugal e a importância da exposição é muito grande, segundo declarou uma fonte da Casa Fernando Pessoa, responsável pela guarda e preservação do espólio:
"Além do valor por terem sido oferecidos ou adquiridos e lidos por Fernando Pessoa, a este conjunto de livros acresce o valor incalculável das notas que o escritor deixou nas margens, capas, contracapas, por vezes suporte de poemas completos, manuscritos a lápis. A marginália [as notas, escritos e comentários pessoais] faz desta biblioteca uma biblioteca ainda mais particular"
Vale destacar que o site da Casa Fernando Pessoa foi inaugurado em 2008 contendo, além da biblioteca particular completa de Fernando Pessoa digitalizada, as obras do próprio autor e seus heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis além de uma seleção de poetas consagrados. Para ter acesso a todo este banco de dados basta clicar aqui.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 melhores distopias da literatura

Hilda Hilst - Da poesia

Os meninos da rua Paulo - Ferenc Molnár

As 20 melhores utopias da literatura

My Question for Myself