Os desenhos hiper-realistas de Franco Clun

"Homeless" e "Daniele" por Franco Clun
Detalhes de "Homeless" e "Daniele" por Franco Clun
Os desenhos em grafite do italiano Franco Clun elevam a categoria de arte hiper-realista a um nível surpreendente e despertam aquela velha ilusão de estarmos vendo uma fotografia. Mais do que uma simples demonstração de exibicionismo, a sua técnica está associada com uma rara sensibilidade para captar a alma de seus modelos, seja no ar cansado e desiludido de um "sem teto" na imagem do alto à esquerda ou no olhar jovem e cheio de esperança de sua sobrinha Daniele à direita (desenho de 2010).

"Monnalisa" por Franco Clun
"Monnalisa" por Franco Clun
Difícil de acreditar, mas o artista se define no site Deviant Art como um autodidata que aprendeu a desenhar com base em alguns manuais e na própria experiência. Não encontrei atualizações mais recentes na internet sobre o seu trabalho, mesmo em sua página no facebook. Ele iniciou a sua carreira desenhando celebridades (ver esses exemplos em matéria do Daily Mail de 2013) mas, na minha opinião, os seus melhores resultados foram obtidos com pessoas comuns como no caso acima.

"Miciofinale" por Franco Clun
"Miciofinale" por Franco Clun
Os desenhos, normalmente retratos de pessoas, levam até 50 horas para serem finalizados, mas Franco Clun esbanja talento também desenhando animais, como no exemplo do gato acima reproduzido com base em fotografia. Visitem a sua galeria no site Deviant Art clicando aqui ou cliquem nas imagens desta postagem para ampliá-las.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

20 frases que mostram como o xadrez não é um jogo

As 20 melhores distopias da literatura

As 20 capas de discos que marcaram época

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

Exposição World Press Photo 2017 no Rio de Janeiro

Sheyla Smanioto - Desesterro