Prêmio Sesc de Literatura 2017

Prêmios de Literatura no Brasil

Uma das melhores oportunidades de divulgação para escritores iniciantes, o Prêmio Sesc de Literatura, promovido pelo Serviço Social do Comércio, tem o objetivo de premiar anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Os vencedores terão suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares. As inscrições para o Prêmio Sesc poderão ser feitas à partir do dia 09 de janeiro até 17 de fevereiro e os vencedores serão anunciados em junho de 2017 (consultar o edital completo aqui).

Uma premissa básica é que o candidato deverá enviar um livro que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não possua número de registro no ISBN. Obras lançadas em plataformas digitais não poderão ser inscritas, ainda que disponíveis para download gratuito. Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser realizadas separadamente. Informações adicionais e dúvidas sobre o Prêmio Sesc de Literatura 2017 podem ser obtidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

O concurso já promoveu 23 novos autores, sendo uma das poucas chances de ingresso no mercado para os escritores estreantes. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. na versão 2015 foram premiadas Sheyla Smanioto com o romance "Desesterro" e Marta Barcellos com o livro de contos "Antes que Seque". Em 2016, os vencedores foram Franklin Carvalho com o romance "Céus e Terra" e Mário Rodrigues com a coletânea de contos "Receita para se fazer um monstro"Para conhecer todos os vencedores do Prêmio Sesc, desde a sua criação, clique aqui.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

20 frases que mostram como o xadrez não é um jogo

As 20 melhores distopias da literatura

Paul Auster avança para a shortlist do Man Booker Prize 2017

As 20 capas de discos que marcaram época

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

20 personagens femininas da literatura mundial