João Guimarães Rosa - Magma

Literatura brasileira, poesia
João Guimarães Rosa - Magma - Editora Nova Fronteira - 146 Páginas - Lançamento póstumo 1997 (Fora de catálogo).

A prosa caudalosa e mágica de João Guimarães Rosa (1908-1967), suas invenções e intervenções semânticas e o resgate da linguagem regional, todas essas características compõem ainda um fenômeno sem igual na literatura brasileira que imortalizaram o autor e sua obra mais importante: "Grande Sertão: Veredas". No entanto, devido ao nível de excelência dos seus romances, o único volume de poesias escrito pelo "feiticeiro das palavras" ficou sempre relegado a segundo plano, publicado postumamente em 1997 pela Editora Nova Fronteira (hoje, vinte anos depois, "Magma" permanece fora de catálogo).

O próprio Guimarães Rosa, considerava "Magma" uma obra menor e não demonstrou interesse em publicá-la durante toda a sua vida, apesar do livro ter sido ganhador do concurso literário promovido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1936, utilizando o pseudônimo “Viator”. O autor justificou a sua decisão de não publicar o volume de poemas em entrevista: "[...]escrevi um livro não muito pequeno de poemas, que até foi elogiado. [Depois] passaram-se quase dez anos, até eu poder me dedicar novamente à literatura. E revisando meus exercícios líricos, não os achei totalmente maus, mas tampouco muito convincentes".

Talvez o nível de exigência de um mestre como Guimarães Rosa possa ter impedido uma maior divulgação deste livro ou até mesmo o seu desenvolvimento e amadurecimento como poeta, mas acho que isso seria pedir demais para quem nos deixou um legado tão valioso para a literatura do nosso país. Selecionei algumas poesias para lembrar do autor que nos ensinou: "Infelicidade é uma questão de prefixo."

Gargalhada

Quando me disseste que não mais me amavas, 
e que ias partir, 
dura, precisa, bela e inabalável, 
com a impassibilidade de um executor, 
dilatou-se em mim o pavor das cavernas vazias... 
Mas olhei-te bem nos olhos, 
belos como o veludo das lagartas verdes, 
e porque já houvesse lágrimas nos meus olhos, 
tive pena de ti, de mim, de todos, 
e me ri 
da inutilidade das torturas predestinadas, 
guardadas para nós, 
desde a treva das épocas, quando a inexperiência dos Deuses 
ainda não criara o mundo...

Revolta

Todos foram saindo, de mansinho, 

tão calados, que eu nem sei 
se fiquei mesmo só. 

Não trouxe mensagem e nem deram senha…
Disseram-se que não iria perder nada, 
porque não há mais céu. 
E agora, que tenho medo, 
e estou cansado, 
mandam-me embora… 

Mas não quero ir para mais longe, 
desterrado, 
porque a minha pátria é a minha memória. 
Não, não quero ser desterrado, 
que a minha pátria é a memória…

Na Mantiqueira

Por entre as ameias da cordilheira 
dormida, 
a lua se esgueira, 
como um lótus branco 
na serra de dorso de um crocodilo, 
brincando de esconder. 

Dá para o alto um arranco, 
repentino, 
de balão sem lastro. 
E sobe, mais clara que as outras luas, 
quase um sol frio, 
redonda, esvaindo-se, derramando, 
esfarelando luz pelos rasgões, do bojo 
farpeado nas pontas da montanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa