Tianjin Binhai Library, a mais nova biblioteca da China

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

Difícil acreditar que não se trata de um cenário virtual para algum filme de ficção científica, mas a Tianjin Binhai Library, projetada pelo escritório de arquitetura holandês MVRDV e pelo Tianjin Urban Planning and Design Institute (TUPDI), é real e acaba de ser inaugurada na China. A biblioteca é parte de um projeto maior que criará um distrito cultural para a cidade de Tianjin. Um belo exemplo de como investir o dinheiro público não acham?

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

A biblioteca-catedral, se é que podemos chamar assim, tem capacidade para até 1,2 milhão de livros, localizados em varandas internas de curvas futuristas que revestem a totalidade do interior da edificação, funcionando como escadas e assentos. No centro, uma enorme esfera abriga em seu interior um auditório e reflete as prateleiras ao redor. Conheçam mais detalhes do projeto nos sites de arquitetura Arch DailyMy Modern Met, designboom ou na página do escritório MVRD, projetista deste espaço mágico e curvilíneo.

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

A construção tem área superior a 30.000 metros quadrados e oferece uma variedade de instalações educacionais em cinco níveis. O nível subterrâneo é dotado com espaços de serviço, armazenamento de livros e um grande arquivo, enquanto que, no térreo, existem áreas de leitura para crianças e idosos, a entrada principal e acesso ao complexo cultural, o auditório e terraços nos pisos superiores. Os dois primeiros andares consistem em salas de leitura, livros e salas de estar, enquanto os dois últimos incluem salas de reuniões, escritórios, salas de informática e salas de áudio.

Arquitetura
Foto de Ossip Van Duivenbode 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 melhores utopias da literatura