Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 2018

Prêmios literários nacionais

Uma das poucas e melhores oportunidades de divulgação para escritores iniciantes, o Prêmio Sesc de Literatura, promovido pelo Serviço Social do Comércio, tem o objetivo de premiar anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Os vencedores terão suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares. As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, que são gratuitas, poderão ser feitas à partir do dia 08 de janeiro até 16 de fevereiro e os vencedores serão anunciados em junho de 2018.

Uma premissa básica é que o candidato deverá enviar um livro que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não possua número de registro no ISBN. Obras lançadas em plataformas digitais não poderão ser inscritas (será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 20% do total). Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser realizadas separadamente. Informações adicionais e dúvidas sobre o Prêmio Sesc de Literatura 2018 podem ser obtidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

O concurso, que já está na sua 15ª edição, é uma das raras chances de ingresso no mercado para os escritores estreantes. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. na versão 2015 foram premiadas Sheyla Smanioto com o romance "Desesterro" (ler resenha do Mundo de K) e Marta Barcellos com o livro de contos "Antes que Seque". Em 2016, os vencedores foram Franklin Carvalho com o romance "Céus e Terra" e Mário Rodrigues com a coletânea de contos "Receita para se fazer um monstro". Em 2017, foram escolhidos José Almeida Júnior com o romance "Última Hora" e João Meirelles Filho e o volume de contos "O abridor e letras".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura japonesa

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

20 grandes escritoras brasileiras

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

As 20 obras mais importantes da literatura dos Estados Unidos

As 20 obras mais importantes da literatura portuguesa