Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para 2018

Prêmios literários nacionais

Uma das poucas e melhores oportunidades de divulgação para escritores iniciantes, o Prêmio Sesc de Literatura, promovido pelo Serviço Social do Comércio, tem o objetivo de premiar anualmente obras inéditas nas categorias Conto e Romance, destinadas ao público adulto, escritas em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Os vencedores terão suas obras publicadas pela editora Record, que é responsável pela edição e distribuição, com tiragem inicial de dois mil exemplares. As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, que são gratuitas, poderão ser feitas à partir do dia 08 de janeiro até 16 de fevereiro e os vencedores serão anunciados em junho de 2018 (consultar o edital completo aqui).

Uma premissa básica é que o candidato deverá enviar um livro que nunca tenha sido publicado. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que o livro não possua número de registro no ISBN. Obras lançadas em plataformas digitais não poderão ser inscritas (será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 20% do total). Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser realizadas separadamente. Informações adicionais e dúvidas sobre o Prêmio Sesc de Literatura 2018 podem ser obtidas pelo e-mail literatura@sesc.com.br.

O concurso, que já está na sua 15ª edição, é uma das raras chances de ingresso no mercado para os escritores estreantes. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. na versão 2015 foram premiadas Sheyla Smanioto com o romance "Desesterro" (ler resenha do Mundo de K) e Marta Barcellos com o livro de contos "Antes que Seque". Em 2016, os vencedores foram Franklin Carvalho com o romance "Céus e Terra" e Mário Rodrigues com a coletânea de contos "Receita para se fazer um monstro". Em 2017, foram escolhidos José Almeida Júnior com o romance "Última Hora" e João Meirelles Filho e o volume de contos "O abridor e letras". Para conhecer todos os vencedores do Prêmio Sesc, desde a sua criação, clique aqui.


Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

As 20 obras mais importantes da literatura brasileira

Olga Tokarczuk leva o Man Booker International Prize 2018

As 20 obras mais importantes da literatura francesa

Poemas de Paul Éluard

Umberto Eco - Confissões de um jovem romancista

As 20 melhores distopias da literatura